Um oficial da Força Aérea americana que desapareceu em 1983 foi encontrado na Califórnia vivendo com um nome falso, informaram as autoridades, acrescentando que ele desertou porque estava deprimido.

William Howard Hughes Jr., que tinha uma permissão secreta enquanto esteve na Força Aérea, foi preso sem incidentes na semana passada durante uma investigação de fraude de passaportes, informou o Escritório de Investigações Especiais da Força Aérea em um comunicado.

Este indicou que Hughes, que mudou seu nome para Barry O’Beirne, admitiu seu nome de batismo depois de ser confrontado com inconsistências sobre sua identidade.

“O capitão Hughes afirmou que em 1983 estava deprimido por estar na Força Aérea, então ele saiu, criou a identidade falsa de O’Beirne e estava morando na Califórnia desde então”, afirmou o comunicado.

Hughes, agora com 66 anos, desertou depois de uma breve missão na Holanda, onde trabalhou com oficiais da Otan.

Foi visto pela última vez em Albuquerque, Novo México, sacando 28.500 dólares de sua conta bancária em 19 locais diferentes.

Na época de seu desaparecimento, relatos disseram que agentes da Inteligência acreditavam que ele poderia ter sido sequestrado por agentes soviéticos, ou desertado para a União Soviética.

Uma porta-voz do Escritório de Investigações Especiais da Força Aérea disse ao Albuquerque Journal que não havia nenhuma indicação de que Hughes tivesse qualquer informação secreta, ou tivesse compartilhado alguma na época de seu desaparecimento.

“Até que saibamos toda a história, não temos tudo”, acrescentou.

Hughes está detido na Base Aérea de Travis, na Califórnia, e foi acusado de deserção, um crime que pode ser punido com até cinco anos de prisão.