A Polícia Federal (PF) faz nesta quinta-feira (20) uma operação que investiga a venda de sentenças no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão.

Um dos investigados é o desembargador Ivo de Almeida, da 1ª Câmara Criminal do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo). De acordo com a PF, o desembargador da área criminal recebia dinheiro para dar sentenças favoráveis aos corruptores.

+ STF retoma julgamento sobre posse de maconha para consumo pessoal

Além de Ivo, dois advogados de Ribeirão Preto, no interior do estado, são alvos de mandados judiciais

As investigações mostram que os investigados chamavam os plantões do magistrado de dia de “churrasco”, por isso, a operação foi chamada de Churrascada.

A operação tramita no  Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo um desdobramento da Operação Contágio, lançada em 2021, também pela Polícia Federal, contra o desvio de verbas públicas na área da saúde.

A IstoÉ tentou contato com o desembargador, mas não obteve resposta até o momento desta publicação. A reportagem também procurou a PF e o TJ para obter maiores esclarecimentos sobre o caso e aguarda posicionamento.