Catarina Orduña Pérez, que morava na pequena cidade de Misantla, em Veracruz, México, morreu aos 99 anos em janeiro de 2021. Antes de partir, ela reforçou aos familiares o desejo de que uma estátua em formato de pênis fosse colocada sobre o seu túmulo. No último sábado (23), a família conseguiu concretizar a sua vontade e inaugurou a escultura. O caso teve grande repercussão nas redes sociais. As informações são da Vice.

“Ela me disse que esse era o desejo dela, para que ninguém a esquecesse e para que tudo o que amávamos nela fosse lembrado com mais facilidade”, disse um neto de Catarina.

Então a família se reuniu e decidiu concretizar o desejo da idosa. Para isso, eles contrataram Isidro Lavoingnet, que atua como engenheiro e é conhecido na cidade de Misantla por construir objetos de plástico.

A princípio, ele achou que se tratava de uma brincadeira. Depois, resolveu aceitar a encomenda. “Esse tipo de escultura não é comum, muito menos quando é feita em memória de alguém que morreu”, disse.

Para construir a estátua de 1,6 metros de altura e cerca de 300 quilos, o engenheiro contou com a ajuda de mais de 10 pessoas. A escultura foi concluída um mês após a sua encomenda.

A inauguração do monumento foi realizada com a presença de amigos e familiares de Catarina e também contou com a presença de uma banda.

O neto de Catarina afirmou que a idosa fez esse pedido no intuito de “quebrar os paradigmas dos mexicanos, que, às vezes, deixam as coisas escondidas por não terem mente aberta”.

Ainda segundo ele, as imagens da estátua ganharam grande repercussão nas redes sociais. “A cada 10 pessoas, acho que sete veem a estátua de forma positiva. Se eles não veem de forma positiva, pelo menos eles respeitam o desejo dela. Há outros, porém, que, com seus valores conservadores, têm a mente fechada para a situação”, finalizou.