Abrir um negócio é o desejo de muitos brasileiros. No entanto, as condições econômicas nem sempre ajudam. Atualmente, por exemplo, os juros estão altos e a incerteza sobre os rumos da economia do País assusta o mercado.
Ainda assim, o sonho de empreender pode ser posto em prática, contanto que o futuro empreendedor siga alguns passos importantes para não comprometer o negócio embrionário.
Sérgio Fernandes, especialista em empreendedorismo e estratégias digitais, é CEO da assessoria de marketing Leadh e da produtora de conteúdo Copybase. O empresário conhece as dificuldades de começar um negócio do zero.
“É um longo caminho até a consolidação de uma empresa. No entanto, há algumas coisas que sei hoje que gostaria de ter tido conhecimento no passado”, diz Fernandes.
Confira, a seguir, cinco dicas do empresário para começar a sua empresa com o pé direito:
Faça um plano de negócios
O plano de negócios é o primeiro passo quando se decide empreender. Trata-se de um documento no qual se descreve o motivo da existência do empreendimento e as metas que se planeja alcançar. O material também pode incluir informações sobre o setor de atuação e como será o funcionamento da empresa, além de questões financeiras, como investimento, empréstimos e despesas correntes de operação.
Defina os seus produtos e serviços
É importante definir o que a empresa vai oferecer aos consumidores, quais serão os produtos e serviços disponibilizados. Isso ajuda a dar uma “cara” ao negócio e a manter o foco das operações. Ao mesmo tempo, consumidores e fornecedores passam a conhecer as mercadorias com as quais o estabelecimento trabalha, facilitando as vendas e as negociações.
Controle os processos
Empresas bem-sucedidas têm processos internos estabelecidos. Isso quer dizer que não se trata de apenas pôr todo mundo para trabalhar, mas de definir um modelo no qual as atividades sejam realizadas de forma produtiva e organizada. O empreendedor deve estar ciente dos processos e saber geri-los, levando em conta a necessidade de atualização de tempos em tempos.
Faça parcerias estratégicas
Nem sempre é necessário entrar no mundo do empreendedorismo sozinho. Portanto, busque sócios ou parceiros cujas expectativas e objetivos estejam alinhados aos seus. Em sociedade, as responsabilidades são compartilhadas e os custos, diluídos.
Conheça a burocracia
Se estiver pensando em abrir um negócio, é fundamental pesquisar sobre as obrigações fiscais e legais que recaem sobre as empresas. Além disso, cada setor tem regras específicas que não podem ser ignoradas. A burocracia é pesada, não é fácil. Contudo, é preciso se debruçar sobre ela para fazer o empreendimento vingar. Do contrário, perde-se todo o investimento feito ao ignorar os compromissos com os quais a empresa precisa arcar.