Golf Variant
Será que o Golf Variant é o carro ideal para você? Responda as perguntas abaixo e descubra

Todas as pesquisas feitas pelas montadoras com seus próprios consumidores apontam índices de satisfação altíssimos. Poucos gostam de admitir que fizeram uma má compra. Mas, na verdade, muita gente não está feliz com o automóvel que possui. Pode até não declarar isso, só que usa o próprio carro paquerando o do vizinho. Quase um adultério automotivo.

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Frequentemente sou abordado por pessoas que me perguntam qual carro deveriam comprar. Quase sempre minhas respostas deixam a pessoa mais confusa do que esclarecida. Afinal, todos querem um carro que seja potente, econômico, espaçoso e barato. Impossível. Não existe.

Isso acontece porque o carro é um dos mais poderosos ícones do desejo. Segundo o filósofo Jean Baudrillard, que escreveu O Sistema dos Objetos, o automóvel é o “objeto sublime” porque consegue, como nenhum outro, transportar para ele a essência de uma casa. Sem contar sua capacidade de mexer com o imaginário das pessoas, por conta da velocidade que proporciona e da liberdade que representa. Esses elementos fazem com que as pessoas comprem carros de forma emocional e não de maneira racional.

Por isso, nesse primeiro post, vou me arriscar a fazer um mini-guia que os consumidores de carro deveriam seguir se quisessem fazer uma compra racional. Talvez assim não teríamos tanta gente comprando SUVs caros e desnecessários, enquanto quase ninguém dá bola para as saudosas peruas e muitos monovolumes passam despercebidos do grande público.

Para se ter uma ideia, dos 534 mil carros que os brasileiros compraram de janeiro a abril deste ano, 91.000 são SUVs. Somente 20 mil monovolumes foram vendidos e míseras 4.000 peruas zero km entraram nas garagens dos consumidores. Só o Honda HR-V e o Jeep Renegade somaram 38 mil vendas (muito mais do que todas as peruas e monovolumes juntos). Mas será que todo mundo precisa de um HR-V ou de um Renegade?

Responda o questionário a seguir. Cada pergunta respondida representa um caminho a seguir. Assim, fica mais fácil encontrar seu carro ideal.

MINI-GUIA DE COMPRA DE UM CARRO
1 – Eu quero fazer uma compra:
a) emocional.
b) racional.

Se respondeu:
a) compre qualquer carro que caiba em seu bolso e que lhe agrade por algum motivo; nem precisa responder o resto do questionário.
b) passe para a próxima questão.

2 – Quem sou eu?
a) solteiro/solteira e sozinho/sozinha.
b) solteiro/solteira com namorado/namorada.
c) casado/casada sem filhos.
d) casado/casada com filhos.
e) casado/casada com filhos, sogra, cachorro e papagaio.

Se respondeu:
a) você não precisa dar satisfação a ninguém. Qualquer carro lhe serve (por enquanto).
b) um carro com dois lugares já é suficiente. Opções: um conversível (Peugeot 308 CC) ou um hatch pequeno (Fiat 500, Audi A1, VW Up ou Fiat Mobi).
c) embora um carro com dois lugares seja suficiente, considere a necessidade de dar carona para o sogro ou a sogra. Opções: um conversível de 4 lugares (BMW Série 4 Cabrio) ou um hatch compacto (Chevrolet Onix e Hyundai HB20 são os mais vendidos).
d) você precisa de um carro espaçoso e com bom porta-malas. Opções: um hatch maior (Renault Sandero ou Ford Focus), um sedã compacto (Ford Fiesta Sedan ou Chevrolet Prisma), um sedã médio (Audi A3 Sedan ou Toyota Corolla) ou um monovolume compacto (Honda Fit).
e) espaço é fundamental. Opções: um monovolume grande (Chevrolet Spin ou Citroën C4 Picasso), uma perua média (VW Passat Variant) ou um sedã grande (Honda Accord, Ford Fusion ou Nissan Altima).

 

3 – Quem vai usar o carro (não necessariamente dirigir)?
a) somente eu.
b) eu e minha mulher/meu marido.
c) eu, minha mulher/meu marido e meus filhos.

Se respondeu:
a) passe para as perguntas 4, 5, 6, 7 e 8.
b) passe para as perguntas 4, 5, 6, 7 e 8.
c) passe para a pergunta 4.

 

4 – Quem vai dirigir o veículo?
a) somente eu.
b) eu e minha mulher/meu marido.
c) eu e minha família.

Se respondeu:
a) passe para as perguntas 5, 6, 7 e 8.
b) nesse caso é preciso haver negociação entre ambos ou dar preferência a quem for dirigir por mais tempo. Mesmo assim, passe para as perguntas 5, 6, 7 e 8.
c) também é preciso haver negociação, mas, com filhos no meio, eles provavelmente dariam múltiplas respostas nos itens 5 e 6; portanto, considere modelos robustos, versáteis e espaçosos. Opções: um crossover (Renault Duster ou Ford EcoSport) ou um multiuso (Fiat Doblò).

 

5 – Onde o carro será usado?
a) na cidade, com trânsito pesado.
b) na cidade, sem trânsito.
c) na estrada, com piso bom.
d) na estrada, com piso ruim.
e) na terra ou na areia.

Se respondeu:
a) escolha um carro confortável e com câmbio automático que se encaixe nas suas respostas às perguntas 2, 3 e 4. Fuja dos automatizados de embreagem simples da Fiat, da Renault e da Volkswagen (Palio, Siena, Punto, Bravo, 500, Sandero, Logan, Gol, Voyage, Up e Fox), pois eles dão um solavanco a cada mudança de marcha, e prefira automáticos de verdade (Toyota Etios ou Hyundai HB20).
b) pode ser um carro básico e com câmbio manual que se encaixe nas suas respostas às perguntas 2, 3 e 4.
c) pode ser um carro baixo e veloz (VW Golf, Honda Civic, Chevrolet Cruze), manual ou automático, que se encaixe nas respostas às perguntas 2, 3 e 4. Fuja dos automáticos de quatro marchas (Peugeot 208/2008, Citroën C3/C3 Picasso e Renault Duster), pois esses câmbios fazem o motor ficar mais barulhento e gastar mais combustível.
d) aqui também você pode escolher um crossover (Renegade Flex, EcoSport, HR-V), quem sabe até um SUV de verdade (Mitsubishi Pajero, Chevrolet Trailblazer) ou uma picape (Chevrolet S10, Renault Oroch, Fiat Toro).
e) um veículo com tração 4×4 é o mais indicado (crossover, SUV ou picape); se for optar por uma versão “aventureira”, escolha pelo menos uma que tenha a suspensão elevada e bloqueio de diferencial (Fiat Palio Adventure e VW CrossFox), pois ele pode tirar o carro de um atoleiro.

 

6 – Por que comprarei esse carro?
a) para tarefas do dia-a-dia.
b) para locomoção pessoal.
c) para ostentar/impressionar.
d) para ter prazer ao dirigir.

Se respondeu:
a) um carro de quatro portas é fundamental; se você precisa carregar volumes, uma picape pequena (Fiat Strada ou VW Saveiro) é mais indicada.
b) um hatch de duas portas já é suficiente (VW Gol, Fiat 500).
c) marcas famosas como Audi, BMW e Mercedes são garantia de sucesso, mas um Chevrolet Camaro também chama muita atenção.
d) busque carros que tenham mais de 100 cavalos por litro. Basta dividir a potência pela cilindrada. Opções: VW Golf, Citroën DS3, Mini Cooper e até o VW Up TSI.

 

7 – Que comportamento dinâmico eu quero do carro?
a) estabilidade nas curvas.
b) conforto ao passar por obstáculos.

Se respondeu:
a) é preciso ter um carro com suspensão mais rígida (Mini Cooper, Subaru WRX, Honda Civic Si), mas saiba que ele vai sofrer nos buracos. Isso elimina quase todos os sedãs e monovolumes. Também é bom escolher carros com centro de gravidade baixa (hatches, peruas, cupês), o que elimina todos os SUVs, todas as picapes médias/grandes e quase todos os crossovers.
b) escolha um carro bem macio (Chevrolet Cobalt, Ford Fusion, Lexus RX350 ou Jeep Cherokee), mas saiba que ele vai inclinar mais nas curvas. E quanto mais alto o carro (caso dos SUVs, picapes médias/grandes, monovolumes e crossovers), menor será sua estabilidade nas curvas.

 

8 – Como deve ser o motor?
a) potente.
b) econômico.
c) potente e econômico.

Se respondeu:
a) potência não significa nada se não for acompanhada de pouco peso. Portanto, dê preferência para carros que têm baixa relação peso/potência. Basta dividir o peso do carro pela potência para saber quantos quilos cada cavalo do motor terá que empurrar. Carros com mais de 8 kg/cv já podem ser descartados. Ah, e prepare-se para gastar com combustível.
b) procure o selo A ou B no ranking geral do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Esqueça a classificação da categoria, pois quase todo mundo consegue nota A e ela só vale para as marcas fazerem marketing. Se o carro não participa, muito provavelmente é beberrão.
c) poucos carros conseguem essa combinação. Normalmente eles usam motores menores, turbinados e com injeção direta de combustível. Mas existem algumas boias exceções que valem a pena: VW Up TSI 1.0, VW Golf 1.4 e Audi A3 1.8.

CONCLUSÃO
Como vimos, não é todo mundo que precisa de um crossover ou SUV. Existem várias opções interessantes no mercado. Claro que, com dinheiro sobrando, você pode escolher sem problemas a alternativa “c” da questão 6, mas se fizer para si mesmo as perguntas corretas, conseguirá realizar uma compra racional. Do contrário, poderá agir por impulso e fatalmente terá mais prazer ao olhar para seu carro do que na própria utilização dele.

Se ainda assim tiver alguma dúvida concreta sobre qual carro comprar, mande sua dúvida para quinta@motorshow.com.br com o título SEU CARRO IDEAL.

Nos vemos por aqui!