Saúde da mulher

Descubra o que são chakras e aprenda a desbloqueá-los para seu bem-estar

Crédito: Pexels

Muito ouve-se falar sobre os chakras. Seja em aulas de ioga, sessões de meditação ou reiki ou no dia a dia, essa expressão já deve ter surgido para você — e você deve ter se perguntado o que exatamente são eles. 

+ 7 dicas para aliviar o estresse


+ 5 maneiras práticas para melhorar sua saúde mental ao longo do dia 

Com informações do “Healthline”, explicamos o que são os chakras e como mantê-los abertos e desbloqueados. 

O que são?

Em sânscrito, “chakra” significa “disco” ou “roda” e refere-se aos centros de energia no corpo humano. Esses “discos” de energia correspondem a alguns agrupamentos de nervos e órgãos principais, e devem manter-se abertos e equilibrados para funcionarem da melhor maneira. Se um chakra estiver bloqueado, é possível que se vivencie sintomas físicos ou emocionais negativos.

Existem sete principais chakras que percorrem a coluna, começando pela base e estendendo-se até o topo da cabeça. 

Os sete principais

Pixabay

Na imagem, de cima para baixo:

Chakra coronário

O chakra coronário se chama Sahasrara e está localizado no topo da cabeça. Ele representa sua conexão espiritual consigo mesmo, com os outros e com o universo, além de desempenhar um papel em seu propósito de vida.

Chakra frontal (terceiro olho)

Este chakra chama-se Ajna e está localizado entre os olhos. Ele é responsável pela intuição e está ligado à imaginação.

Chakra laríngeo

Chamado de Vishuddha, este chakra posicionado na garganta está relacionado à habilidade de se comunicar verbalmente.

Chakra cardíaco

O Anahata fica perto do coração e se refere à capacidade de amar e mostrar compaixão.

Chakra plexo solar

O chakra plexo solar leva o nome de Manipura, e está localizado na área do estômago. É responsável pela confiança e auto-estima e lhe ajuda a tomar as rédeas de sua própria vida.

Chakra umbilical ou sacro

O Svadhisthana está logo abaixo do umbigo e é responsável pela energia sexual e criativa. Também está ligado a como você se relaciona com suas emoções e com as emoções alheias.

Chakra básico

Chamado de Muladhara, localiza-se na base da coluna, fornecendo base para a vida. Além de ajudá-la a se sentir centrada e pronta para superar desafios, o chakra básico é responsável pela sensação de segurança e estabilidade.

Chakras bloqueados ou desbalanceados

A especialista terapêutica da Ioga Medicine Diane Malaspina explica: “Pode haver um esgotamento do fluxo de energia ou muita atividade energética em um chakra cada um se manifestará em resultados diferentes”.

Quando a energia de um chakra está baixa, você terá dificuldade em expressar as particularidades associadas a ele. Quando a energia está hiperativa, as qualidades relacionadas a ele tornam-se uma força dominante em sua vida, não necessariamente de forma positiva.

Malaspina exemplifica: “Se o chakra básico está pouco ativo, depressão e insegurança podem surgir. Se está hiperativo, pode surgir o destemor sem precaução”.

Como um chakra bloqueado pode afetar a saúde

Segundo Malaspina, um chakra desbalanceado pode afetar as partes do corpo próximas a ele, o que inclui órgãos, ossos, juntas e tecidos. Psicologicamente, chakras desbalanceados podem causar desequilíbrio emocional — o que pode levar ao excesso de raiva, tristeza, medo ou indecisão.

A professora de ioga e terapeuta reiki Guadalupe Terrones explica: “É importante prestar atenção às sensações psicológicas e fisiológicas, porque elas podem informar-se mutuamente e expor a causa do problema”. Segundo ela, estresse físico e mental podem causar o desequilíbrio de um ou mais chakras. Além disso, ela ainda defende que o desequilíbrio prolongado dos chakras pode causar doenças físicas, problemas musculoesqueléticos e de saúde mental, como depressão ou ansiedade.

Como desbloquear seus chakras

Uma ótima maneira de promover o equilíbrio dos chakras é criar alinhamento em seu corpo, através de poses de ioga, práticas de respiração para estimular o fluxo de energia e meditação para trazer a clareza de mente. Cada chakra tem poses de ioga específicas para ajudar a ajustar sua energia. 

Se você deseja saber mais sobre seus chakras e como eles podem afetá-la, consulte terapeutas energéticos profissionais, como praticantes de reiki ou instrutores de ioga.