Descoberto planeta em zona habitável mais próxima da Terra

ROMA, 8 AGO (ANSA) – Cientistas encontraram um planeta em zona habitável ao redor do sistema estelar mais próximo da Terra. A descoberta foi feita por uma equipe internacional usando o Telescópio Espacial Webb e publicada em The Astrophysical Journal Letters.   

Situado a apenas quatro anos-luz da Terra, a nova descoberta orbita a Alpha Centauri, composta por duas estrelas similares ao Sol, a Alpha Centauri A e Alpha Centauri B, e por uma estrela anã vermelha mais distante, a Próxima Centauri.   

Anos atrás, os observatórios já haviam detectado três planetas nesse mesmo sistema estelar, mas agora, diante das novas análises do telescópio Webb, foi possível verificar um quarto.   

A diferença entre esses planetas é que o novo estaria na chamada “zona habitável”, ou seja, a região ao redor de uma estrela onde as temperaturas permitem a existência de água líquida na superfície dos planetas. No entanto, os autores destacam que o astro pode se tratar de um planeta gasoso, sem uma superfície sólida real.   

Para que haja confirmação das características observadas, as análises terão que ser repetidas a fim de se obter novas imagens.   

“Se confirmado, o potencial planeta figurante na imagem do [telescópio] Webb de Alpha Centauri A representaria um novo marco nos esforços de imagens de exoplanetas”, afirmou Aniket Sanghi, um dos autores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos.   

Segundo ele, “de todos os planetas diretamente analisados, este seria o mais próximo de sua estrela já observado”.   

“É também o mais similar em temperatura e idade aos planetas gigantes do nosso sistema solar, e o mais próximo de nossa casa, a Terra”, acrescentou Sanghi. (ANSA).