Tecnologia & Meio ambiente

Desafio é sairmos melhores da pandemia, diz Papa em cúpula


CIDADE DO VATICANO, 22 ABR (ANSA) – O papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo para a cúpula do clima convocada por Joe Biden nesta quinta-feira (22) e disse que o grande desafio da humanidade será sair da pandemia de Covid-19 “melhor” do que entrou tanto como sociedade como no cuidado da natureza.   

Ao abrir seu discurso, o líder católico agradeceu aos Estados Unidos “por essa iniciativa que me parece feliz, uma iniciativa que nos coloca todos no caminho, toda a humanidade, que nos determina sermos guardiões da natureza, que mostra que precisamos ser mais cuidadosos com o futuro e isso é significativo”.   

“É um desafio que enfrentamos na era pós-pandêmica. Nós precisamos continuar a nos movimentar para a frente, nós sabemos disso. Nós sabemos que não vamos sair da crise iguais a quando entramos: nós vamos sair melhores ou piores. Nós precisamos garantir que o meio ambiente estará mais limpo, mais puro, que ele precisa ser preservado, que nós precisamos cuidar mais.   

Então, ele poderá cuidar de nós”, disse o chefe da Igreja Católica.   

Ao fim de sua intervenção, Jorge Mario Bergoglio desejou “grande sucesso para esse encontro” e voltou a dizer que essa “é uma ideia maravilhosa, de estarmos unidos, e eu estarei com vocês a cada passo do caminho”.   


+ Atleta de Jiu Jitsu morre aos 30 anos de Covid 15 dias após perder o pai pela doença
+ Após ameaças, soldada da PM denuncia coronel por assédio sexual
+ Mulher morre após ingerir bebida alcoólica e comer 2 ovos



O cuidado com o meio ambiente e as mudanças climáticas é dos temas mais importantes para Francisco desde que assumiu o Pontificado, em 2013. Dois anos depois, lançou a encíclica Laudato Sì, que focava especificamente nas questões do clima e como elas impactam diretamente os mais vulneráveis no mundo.   

Ao introduzir o discurso do Papa, o enviado especial para o Clima dos EUA, John Kerry, gastou bons minutos ao falar sobre a relevância do líder católico no assunto e ressaltou que ele é uma “das mais importantes vozes” na luta pela defesa da natureza.   

Kerry lembrou da encíclica e pontuou que, no documento, o Pontífice chamou “todas as pessoas ao redor do mundo para serem guardiões da criação divina e para lembrar do impacto das mudanças climáticas nas populações mais pobres”. “E para atingirmos esse objetivo, não tem nada melhor do que trazer sua humilde mensagem novamente [..] e que pede para criar uma rede global de cuidado que trará dignidade para todos os que são mais afetados pelas mudanças climáticas”, ressaltou.   

Vídeo pelo Dia da Terra – Também nesta quinta-feira, o papa Francisco divulgou um vídeo pelo Dia da Terra, em que cita a crise sanitária provocada pelo coronavírus Sars-CoV-2 e a relação com o ambiente.   

“A pandemia de Covid nos ensinou essa interdependência, isso de compartilhar o planeta. E ambas as catástrofes globais, a Covid e o clima, demonstram que não há mais tempo para esperar. Há o tempo que nos pressiona e que, como a Covid-19, nos ensina que sim, nós temos meios para enfrentar o desafio. É o momento de agir, estamos no limite”, disse nas imagens.   

O Pontífice ainda pediu que os líderes mundiais “ajam com coragem, operem com justiça e digam sempre a verdade às pessoas para que as pessoas saibam como se proteger da destruição do planeta, como proteger o planeta da destruição que muitas vezes causamos”.   

“Quero repetir um ditado espanhol antigo: ‘Deus perdoa sempre, nós humanos perdoamos às vezes, a natureza não perdoa nunca’. E quando começa a destruição da natureza, é muito difícil de pará-la. Mas, ainda temos tempo e seremos mais resilientes se trabalharmos juntos ao invés de agirmos sozinhos”, acrescentou.   

(ANSA).   

Veja também

+ Canadá anuncia primeira morte de pessoa vacinada com AstraZeneca no país
+ Yasmin Brunet comemora vitória de Gabriel Medina
+ Decifrado código dos Manuscritos do Mar Morto
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS