Em meio à pandemia do coronavírus e as restrições de circulação, algumas pessoas têm realizado desafios em casa e compartilhados na internet. Um deles é o “desafio da farinha” que viralizou nas redes sociais, mas que pode causar problemas de saúde.

Geralmente, o desafio é composto por três pessoas, uma delas fica atrás dos outros dois participantes e é ela que decide quem vai parar com o rosto na farinha.

Várias famílias, inclusive celebridades, aderiram ao desafio. No entanto, especialistas em saúde alertam para o risco da brincadeira causar alergias e até inflamações.

Segundo o pediatra Maurício Cavalcante, o desafio, que parece inofensivo, deve ser evitado, pois pode trazer riscos para a saúde e, nos casos mais graves, pode provocar uma pneumonia química, conforme apuração do G1.

“A farinha pode atingir os olhos, pode ser inalada pela boca ou nariz. Nos olhos, ela pode causar uma conjuntivite química por causa da irritação com a farinha, pois ela é um corpo estranho na conjuntiva. Na via aérea, ela pode provocar rinite, faringite, principalmente em pacientes que têm tendência a alergias”, explicou ao portal.

https://twitter.com/GabriellaPique1/status/1252751452780613638