Saúde da mulher

Dermatologista indica os cuidados essenciais para a pele negra no verão

Crédito: Freepik

O verão está chegando e os cuidados com a pele devem ser redobrados durante esse período, independente do tipo ou cor. Embora a melanina possa proteger contra os raios ultravioleta (UV) do sol, pessoas negras não devem deixar de lado os cuidados especiais, pois já são naturalmente propícias à hiperpigmentação.

+ Cuidados com a pele a partir dos 20 anos retarda o envelhecimento; veja o que fazer

+ Veja como lavar o rosto corretamente para manter a eficiência dos produtos de beleza

Ao “Health Essentials”, a dermatologista Kiyanna Williams reforça a importância dos cuidados com a pele negra no verão e dá alguns conselhos para manter o viço e a saúde da derme nesse período; confira:

Proteção solar adequada

Embora a melanina sirva como uma barreira contra os raios solares, bem como um antioxidante, combatendo os radicais livres e diminuindo os sinais de envelhecimento, a abundância dessa proteína facilita o surgimento de manchas na pele. Portanto, pessoas negras estão mais sujeitas à hiperpigmentação, que pode ser evitada com o uso de protetor solar.

“Se você tem manchas escuras ou até melasma, pode gastar todo o seu dinheiro em produtos, mas se não estiver usando protetor solar, eles não vão ajudar. Cada vez que o sol atinge a sua pele, torna essas manchas ainda mais escuras e estimula mais a produção de melanina — isso inclui quando está diretamente sob o sol ou até mesmo em casa”, declara a dermatologista.

A especialista recomenda o uso diário de filtros solares minerais com óxido de zinco e dióxido de titânio. As versões com cor também são boas opções e contêm óxido de ferro, que além de servirem para pele sensível, protegem da luz natural e das luzes artificiais, como telefones celulares e computadores.

Use sempre as versões adequadas para cada região — corpo e rosto. Aplique entre cinco a 10 minutos antes de se expor às luzes ou entrar na água, e reaplique após suar ou se molhar.  Kiyanna recomenda o uso diário de, no mínimo, FPS 30 e em dias de maior tempo de exposição ao sol, superior a FPS 50.

Hidratante adequado

A hidratação é essencial para manter a umidade da pele, principalmente nos dias mais quentes. Escolha versões faciais leves e para pele sensível. Antes de aplicar, lave a região com água morna ou fria e dispense os sabonetes aromatizados.

O corpo também merece atenção e fórmula específica. “Geralmente, o rosto não requer o mesmo nível de cremes mais espessos que o corpo. A face tem uma densidade muito maior de glândulas sebáceas e produz muito mais umidade e oleosidade do que o resto do corpo. Por esses motivos, indico que não usem loção corporal no rosto”, explica a médica.

Cuidado com a esfoliação

A esfoliação é uma boa maneira de promover a renovação celular, mas é outro fator que merece atenção da pele negra no verão. Kiyanna indica evitar esfregar a derme com força e/ou usar produtos esfoliantes que contenham ingredientes agressivos.

“Muitos produtos esfoliantes são rudes e causam traumas. Prefira usar um sabonete facial com ácido glicólico, que promove a esfoliação natural. Normalmente, esse tipo de produto não vai muito fundo e nem agride a pele, por isso, é menos propenso a irritar ou causar trauma, como a esfoliação física”, finalista a especialista.



Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio