São Paulo, 21 – A colheita da safra de soja 2025/26 atingiu 3% da área no Paraná até segunda-feira, 19, informou o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado. “O início da colheita ocorre de forma pontual, com expectativa de intensificação nas próximas semanas”, diz o departamento.
O Deral afirmou que a cultura apresenta bom desenvolvimento na maior parte das áreas, com lavouras distribuídas entre as fases de floração, frutificação e enchimento de grãos.
“As chuvas recentes e as temperaturas elevadas favoreceram o crescimento das plantas, embora a irregularidade das precipitações em algumas regiões seja motivo de atenção, especialmente em solos mais leves e lavouras tardias”, destaca o órgão. Segundo boletim, 89% das lavouras de soja estão em condições boas, 10% em quadro considerado médio e 1%, ruins.
O Deral afirma que 55% das lavouras de soja estão em fase de frutificação, 22% em floração, 20% em maturação e 3% em desenvolvimento vegetativo. “Seguem os tratos culturais nas lavouras, com aplicações de inseticidas e fungicidas para o controle de percevejos, ferrugem asiática e outras doenças, que até o momento permanecem sob controle.”
Quanto à safra de verão de milho 2025/26, o Deral disse que a colheita está em fase inicial, atingindo 1% da área. “As primeiras áreas colhidas confirmam produtividade dentro do esperado”, afirma o departamento. O boletim informa que 54% das lavouras estão em fase de frutificação, 32% em maturação, 12% em floração e 2% em desenvolvimento vegetativo.
Em sua maioria, as condições das lavouras são boas (94%) e 6%, médias. “O milho da 1ª safra apresenta bom desempenho geral, com perspectivas produtivas positivas. Pontualmente, foram observadas doenças foliares em áreas com manejo inadequado, sem impacto relevante no resultado final”, diz o Deral.
Com relação ao milho safrinha, o departamento informa que o plantio avança em áreas já colhidas de feijão. Até ontem, a semeadura atingiu 2% da área, com 100% das lavouras em condições boas. Segundo o Deral, 77% estão em fase de germinação e 23% em desenvolvimento vegetativo.