Um grupo de congressistas norte-americanos apresentou uma resolução na Câmara dos Deputados para pedir que o governo dos Estados Unidos limite sua cooperação com o Brasil. O texto, apresentado na quarta-feira (25), teve o apoio de 16 deputados do Partido Democrata, que tem maioria na Câmara.

O documento solicita que os EUA cancelem a designação do Brasil como aliado preferencial extra-Otan e suspenda o apoio militar e policial ao governo, a menos que ” o Departamento de Estado se certifique formalmente que medidas efetivas estejam sendo tomadas para evitar mortes injustificadas promovidas por agentes de segurança brasileiros, para investigar e judicializar mortes de ativistas e para cumprir com normas internacionais de direitos humanos”.

A carta também pede que o governo dos EUA se oponha a financiamentos do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento a “projetos que possam contribuir com o desmatamento ou incêndios em florestas tropicais da região amazônica”.

A resolução foi apresentada um dia após o discurso do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia das Nações Unidas, em Nova York.