Deputado vai a Tarcísio para questionar curso oferecido por fundação do PT na Unicamp

Deputado vai a Tarcísio para questionar curso oferecido por fundação do PT na Unicamp

O deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP) enviou um ofício ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pela abertura de uma sindicância na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para explicar a oferta de um curso em parceria com a Fundação Perseu Abramo, think tank criado e mantido pelo PT.

“A Unicamp é uma das maiores instituições de ensino do Brasil e mantida com recursos públicos. Sendo assim, não pode haver distinção política-partidária dentro do campus“, disse o parlamentar. O motivo do questionamento foi o curso “Desenvolvimento, Trabalho e Políticas Públicas”, ministrado de março a junho de 2025.

Curso era pago e contou com presidente do IBGE

Uma descrição promocional da Fundação Perseu Abramo obtida pela IstoÉ afirmou que as aulas permitiriam aos alunos “dispor de condições reais para formular políticas públicas que contribuam para enfrentar a precariedade e as desigualdades”.

A abertura foi ministrada por Marcio Pochmann, presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), órgão no qual faz gestão questionada. O think tank afirmou ter custeado 50% do valor do curso. Com isso, os alunos pagaram R$ 395,85 pelas aulas. Parte delas foram transmitidas no YouTube da entidade.

Questionada pela IstoÉ a respeito das acusações do deputado, a Unicamp não respondeu até a publicação desta notícia. O espaço segue aberto à manifestação.