SÃO PAULO, 17 MAR (ANSA) – O presidente da República, Jair Bolsonaro, foi alvo de um pedido de impeachment apresentado nesta terça-feira (17) na Câmara dos Deputados.

O pedido, que foi realizado pelo deputado distrital Leandro Grass (Rede-DF) , é baseado nos ataques de Bolsonaro contra a imprensa e aos poderes, bem como o apoio do chefe de Estado aos protestos contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) realizados no domingo (15).

Na ocasião, o presidente deveria estar em quarentena pela probabilidade ter contraído coronavírus, no entanto, foi até o ato e teve contato físico com diversos manifestantes, indo contra as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Desde que sentou na cadeira da Presidência da República, em janeiro de 2019, Bolsonaro vem praticando uma série de atos incompatíveis com o decoro que o cargo que ele ocupa exige. O país hoje está em crise econômica, estamos passando por uma crise mundial de saúde e ele ignorando os protocolos e colocando a população em risco. O Brasil não tem condições de superar essas crises com Bolsonaro na presidência. Ou ele, ou o povo”, disse Grass.

O pedido será encaminhado para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que precisa aceitá-lo ou não. Se for aprovado, é necessário a criação de uma comissão para resolver o caso. Após isso, se também receber sinal verde na Câmara, o pedido é levado ao Senado.(ANSA)