O deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) afirmou neste domingo (20) que só usa máscara de proteção onde “idiotas enchem o saco” e defendeu a desobediência a lei que obriga uso de máscaras em locais fechados.

“As máscaras estão adoecendo pessoas. Coloco somente em locais que idiotas enchem o saco e deixo o nariz descoberto. Existe a lei, mas se a sociedade não obedecer, ela cairá em desuso. Se o parlamento insiste em manter, o povo, dono da democracia, deve fazer valer sua voz”, escreveu o deputado no Twitter.

https://twitter.com/danielPMERJ/status/1307839649033969665

Em agosto, o Congresso derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro a lei que torna o uso da máscara obrigatório em estabelecimentos comerciais, industriais, templos religiosos, escolas e locais fechados em que haja reunião de pessoas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso da máscara é uma medida eficaz para limitar a propagação do novo coronavírus, junto ao distanciamento físico e a lavagem das mãos. E mais ainda quando são utilizadas em massa, já que seus usuários protegem uns aos outros. Especialistas também rechaçam a afirmação de que o uso de máscara pode causar doenças.