O deputado Paulo Folleto (ES) foi escolhido, nesta quarta-feira, 18, o novo líder do PSB na Câmara. Ele sucederá o deputado Fernando Coelho Filho (PE), que foi nomeado ministro de Minas e Energia do governo Michel Temer.

Até então primeiro vice-líder do PSB, Folleto conseguiu viabilizar seu nome para liderança após acordo com os deputados Júlio Delgado (MG), Tadeu Alencar (BA) e Danilo Forte (CE). Os três parlamentares também disputavam a liderança da sigla.

Delgado era o que mais cobiçava o posto. Aliados dele diziam que a liderança poderia ajudá-lo a se cacifar para disputa pela presidência da Câmara em 2017. No entanto, ele desistiu da ideia, para não levar a disputa a voto, quando um derrota seria interpretada de forma negativa.

Danilo Forte e Tadeu Alencar desistiram, após enfrentarem resistência a seus nomes. O primeiro por ter ingressado recentemente no partido (até setembro, ele era filiado ao PMDB). O segundo, por ter se posicionado contra a participação da sigla no governo Temer, enquanto a maioria da bancada era favorável.

Folleto tem 60 anos e está em seu segundo mandato consecutivo como deputado federal. Ele também já foi vereador da cidade de Colatina (ES) de 1993 a 1996 e deputado estadual do Espírito Santo entre 2003 e 2010.