O deputado estadual Irineu Inácio da Silva (PSL) é suspeito de furar a fila da vacina contra a Covid-19 em Betim, em Minas Gerais. A prefeitura local investiga o caso.

Na última quarta-feira (14), a equipe do parlamentar confirmou ao R7 que o político recebeu o imunizante na cidade que atualmente atende os idosos de 65 anos, mas ele nega irregularidade da sua parte.

Por meio de comunicado, Irineu relatou que ligou para a Unidade Básica de Saúde (UBS) e teria sido informado que as pessoas de 63 anos já poderiam se vacinar. Ao chegar no local, a atendente teria dito a ele que apenas o grupo de 65 anos estava sendo atendido, mas afirmou que havia chances para ele receber o medicamento.

“Professor Irineu foi avisado que poderia esperar, caso houvesse sobre o mesmo poderia ser imunizado. E assim procedeu. Ele aguardou juntamente com outras pessoas que estavam no local. Todos esperaram para então serem imunizados”, disse a equipe de Inácio.

Procurada, a Prefeitura de Betim contou que recebeu a denúncia sobre o caso pela Ouvidoria Municipal. O relatou aponta que o parlamentar teria burlado a triagem, “se dirigindo diretamente à sala de vacinação da unidade de saúde sem, antes, passar pela triagem onde são conferidos todos os documentos dos usuários”.

“Somente após a aplicação da vacina, os profissionais de saúde confirmaram que o mesmo não pertence ao grupo cuja faixa etária é contemplada atualmente pelo Plano Municipal de Imunização”, acrescentou o órgão.

Ainda de acordo com a pasta, o resultado das investigações deve ser divulgado até o dia 22 de abril. “A prefeitura assegura que, após identificados todos os responsáveis pela vacinação irregular, as medidas cabíveis serão tomadas com o máximo rigor”, concluiu.