Deputado Eduardo Velloso é alvo de operação da PF que apura desvio em emendas Pix

Agentes apuram possíveis irregularidades na contratação de empresa responsável por shows musicais em Sena Madureira (AC)

Deputado Eduardo Velloso (UNIÃO - AC)
Deputado Eduardo Velloso (UNIÃO - AC) Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 29,  a Operação Graco para investigar possíveis irregularidades na contratação de empresa responsável por shows musicais financiados pela Secretaria Municipal de Cultura de Sena Madureira (AC), em setembro de 2024. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, um dos alvos da operação é o deputado federal Eduardo Velloso (União-AC).

Segundo a PF, as investigações apuram suspeita de desvio de recursos na ordem de R$ 912 mil, provenientes de emendas parlamentares, popularmente conhecidas como “emenda Pix”, modalidade que permite repasses diretos da União, sem convênios ou prestação de contas prévia.

+ TCU aprova plano de auditoria sobre emendas Pix de 2020 a 2024

No total, os agentes cumprem 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, no Acre e no Distrito Federal.

Estão sendo investigados os crimes de associação para organização criminosa, de fraude em licitação, de corrupção, de lavagem de dinheiro e outros delitos acessórios.