O deputado estadual Lucinio Castelo de Assumção, conhecido como Capitão Assumção (PL-ES), foi preso pela Polícia Federal no Espírito Santo, na noite desta quarta-feira, 28.

Procurado pela ISTOÉ, o gabinete do deputado apenas afirmou que são ordens do ministro Alexandre de Moraes e que não emitirá uma nota oficial.

Quem é Capitão Assumção?

Ele está em seu segundo mandato consecutivo como deputado estadual. Em 2022, ele recebeu com 98.669 votos.

Assumção tem como foco pautas como trânsito e em segurança pública. Além disso, ele também é representante da Polícia Militar na Assembleia Legislativa.

O Capitão já foi deputado federal de 2009 a 2011. À época ele estava no PSB (Partido Socialista Brasileiro). O deputado se declara como conservador, bolsonarista e cristão.

Condenado em 2022

O deputado, em 2022, foi condenado a usar tornozeleira eletrônica pelo Supremo Tribunal Federal. Ele é acusado de participar de atos antidemocráticos e realizar ataques a ministros do STF.

Magno Malta sai em defesa

O senador Magno Malta (PL-ES) realizou uma live na quarta-feira na qual defendeu o deputado.

“Teve uma busca e apreensão há algum tempo, ele estava com tornozeleira eletrônica, e tenho a informação que ele acabou de ser preso, dentro da igreja.” “Ele acaba de ser levado para a Polícia Federal para depor.”

E completou: “Um deputado estadual, que tem foro, residência fixa, é muito estranho. O nosso estado democrático está violado.”

A ISTOÉ entrou em contato com a PF do Espírito Santo, mas não obteve resposta sobre o motivo da prisão do parlamentar.