A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) compartilhou nesta quarta-feira, 16, nas redes sociais ameaças racistas e preconceituosas que recebeu em seu e-mail institucional. Nos textos divulgados pela parlamentar, há incitação ao suicídio, falas misóginas sobre mulheres negras e xingamentos direcionados à cor de sua pele.

Na publicação, a deputada exibiu a mensagem enviada por um dos agressores sugerindo que iria matá-la e abusar de seu cadáver. Em outro texto, uma pessoa escreveu que Carol seria uma “comedora de fruta amarela”, “macaca” e teria “cabelo duro”. A parlamentar afirmou que todo o conteúdo foi enviado aos órgãos competentes.

+ Primeiro turno teve sete vítimas de violência política por dia

+ Deputada Daiana Santos é alvo de ameaça de morte

Em um terceiro e-mail, o autor da mensagem afirma que pessoas brancas são superiores. No mesmo vídeo em que compartilha as mensagens racistas que recebeu, Carol Dartora reitera que “não irá se calar”.

“Essas ameaças são um ataque, não só a mim, mas a todas as mulheres negras que ousam ocupar espaços de poder. Isso fala da violência política de gênero e de raça que enfrentamos cotidianamente”, apontou a parlamentar.

A deputada ressalta que a sua atuação na política incomoda “porque ela desafia esse sistema racista e patriarcal exigindo mudanças e propondo transformações”. Carol Dartora declarou que é inaceitável e inacreditável uma parlamentar eleita democraticamente conviver com ameaças diárias.

A mulher pontuou que procurou as autoridades e aguarda uma resposta sobre a sua segurança. “Eu continuarei lutando todos os dias”, finalizou Carol Dartora.

Confira o vídeo: