A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) informou por meio das redes sociais na quinta-feira, 7, que se afastou das atividades como parlamentar na Câmara por “questões de saúde”.

O comunicado, divulgado no X (antigo Twitter), não informa o motivo do afastamento. “Agradecemos o respeito à privacidade da deputada neste momento”, completou.

Essa não foi a primeira vez que a deputada se retirou temporariamente dos exercícios parlamentares. Em agosto de 2023, ela precisou ser internada para tratar de uma diverticulite. Em maio do mesmo ano, Carla Zambelli foi hospitalizada após uma crise de fibromialgia relacionada a burnout e Covid-19 leve.

No ano de 2020, a parlamentar foi internada para tratamento laparoscópio de endometriose profunda e adenomiose uterina.

Indiciada

Carla Zambelli e o hacker Walter Delgatti Neto foram indiciados pelos crimes de invasão ao site do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Os dois podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

O relatório montado pela Polícia Federal afirma que documentos apreendidos com a deputada correspondem, integral ou parcialmente, aos arquivos inseridos pelo hacker no site do CNJ, o que, para os investigadores, comprova que ela participou do ataque.

A corporação concluiu que o ataque tinha como objetivo colocar em dúvida a credibilidade do Poder Judiciário. Com o fim o inquérito, o caso deve ser transferido à PGR (Procuradoria-Geral da República), que decide se os elementos são suficientes ou não para oferecer denúncia.