O Departamento de Educação dos Estados Unidos vai retomar a cobrança “involuntária” de empréstimos estudantis federais atrasados a partir de 5 de maio, após uma pausa durante o período afetado pela covid-19.
Mais de cinco milhões de pessoas estão atualmente inadimplentes, de acordo com um comunicado emitido pelo departamento na segunda-feira (21).
Os empréstimos federais para estudantes entram em inadimplência se um pagamento não for feito em 270 dias.
Como parte da medida, o departamento reiniciará o Programa de Compensação do Tesouro, que arrecada dívidas pendentes de restituições de impostos e benefícios governamentais.
“Os contribuintes americanos não serão mais forçados a servir de garantia para políticas irresponsáveis de empréstimos estudantis”, segundo a secretária de Educação, Linda McMahon.
Em seguida, durante o verão, o departamento também começará a embargar os salários das pessoas inadimplentes.
O Departamento de Educação pediu aos credores em atraso para entrar em contato com o setor de assistência estudantil do Grupo de Resolução de Inadimplências para “realizar um pagamento mensal, inscrever-se em um plano de pagamento baseado em suas rendas ou fazer uma inscrição na reabilitação de empréstimos”.
“O departamento também autorizará as agências garantidoras a iniciar atividades de cobrança involuntária (compulsória, nr) sobre os empréstimos”, afirmou.
bur-dhw/rjm/mr/avl/yr