O diretor Guy Ritchie é uma espécie de “Tarantino” britânico. Nitidamente influenciado pelo cineasta americano, ele deve muito do sucesso de “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes”, em 1998, ao colega de Hollywood. O uso da violência como ferramenta estilística, a trama repleta de reviravoltas e os diálogos com referências à cultura pop tornavam impossível não remeter o filme a “Cães de Aluguel”, bem sucedida produção dirigida por Tarantino em 1992.

RETOMADA Guy Ritchie: o “Tarantino” britânico está de volta (Crédito:Divulgação)

A carreira de Guy Ritchie deu muitas voltas desde então. Casou e separou-se da cantora Madonna, com quem tem dois filhos, Rocco e David; fez outros filmes no melhor estilo “Tarantino” (“Snatch – Porcos e Diamantes” e “RocknRolla”); e caiu nas graças do mercado, com os blockbusters “Sherlock Holmes” 1 e 2, com Robert Downey Jr. no papel principal, “Rei Arthur” e “Alladin”. Em seu novo filme, “Infiltrado”, Guy Ritchie volta às origens: é alucinante e cheio de reviravoltas no roteiro — a ação é tão intensa que nem há espaço para os diálogos sobre cultura pop.

Na volta ao estilo que tornou famoso, Ritchie contou com a retomada da parceria com um ator que iniciou a carreira justamente em seu filme de estreia: Jason Statham. Ele é “H”, um chefão misterioso que se infiltra em uma empresa de carros-fortes para descobrir o responsável pela morte de seu filho. Statham revelou que as cenas de ação contaram com um elemento surpresa: o improviso. “Ensaios são essenciais para que ninguém se machuque, mas esse não era um filme que podia ser coreografado. Quando a ação se desenrola, ela é visceral e expressiva”, afirmou. Sobre a participação especial do rapper Post Malone, o ator brinca: “ele me convidou para compor uma música, mas eu o salvei dessa péssima ideia”.

A produção estreou em primeiro lugar nas bilheterias americanas e já arrecadou mais de US$ 100 milhões em todo o mundo — um ótimo número, mas ainda distante de “Era uma vez em Hollywood”. O filme mais recente de Tarantino já faturou mais de US$ 300 milhões.