A saúde bucal nem sempre é uma prioridade comum. Contudo, a negligência pode trazer consequências que despertam a preocupação, devido a sintomas bastante incômodos, como a sensibilidade nos dentes, por exemplo.

+ Soluções caseiras para amenizar a dor de dente, segundo especialistas

+ Como a menopausa pode afetar sua saúde bucal

Segundo o cirurgião-dentista Flávio Pinheiro, os dentes sensíveis costumam ser percebidos pelo próprio paciente, normalmente após a ingestão de líquidos quentes ou frios. Como descreve, a condição resulta na sensação de dor penetrante e, em alguns casos, intensa.

Entre as principais causas de sensibilidade, Flávio lista: cáries, retração gengival, consumo de alimentos e bebidas ácidas, refluxo gastroesofágico, bruxismo, uso de pasta de dente abrasiva, escovação incorreta e dentes desalinhados. Por isso, a orientação é consultar um odontologista a cada seis ou 12 meses, a fim de manter a boa saúde bucal.

Em caso sensibilidade, somente após uma avaliação individual, o profissional poderá recomendar o tratamento adequado ao caso e especificidades do paciente. No entanto, Flávio destaca uma dica imprescindível: realizar corretamente a higienização bucal.

“Escove os dentes após todas as refeições, inclusive as líquidas. Use uma escova com cerdas macias e não esqueça do fio dental”, conclui o especialista.