Os dentes amarelados podem ocorrer por motivos como genética e seu processo natural de envelhecimento — causas que vão além do estilo de vida. Portanto, para se ter um sorriso branco, talvez seja preciso mais do que apenas evitar tomar vinho tinto e café ou cigarros. 

+ 5 sinais importantes que a língua indica sobre a saúde e você precisa saber reconhecer

+ 5 maneiras para evitar o acúmulo de tártaro nos dentes

Dentre as possíveis causas do amarelamento dos dentes estão a erosão do esmalte dentário, traumas dentários, retração gengival e outras doenças. No entanto, existem formas de prevenir a condição e ter um sorriso branco novamente. Saiba como com informações da “Women & Home”.

O que causa os dentes amarelados

Acúmulo de manchas

Muitos produtos consumidos no dia a dia contêm uma substância denominada cromógeno, capaz de “manchar” a superfície dos dentes. “Dentre os alimentos que contêm o químico estão café, vinho, chás e refrigerantes, e eles geralmente são os culpados pelo amarelamento dos dentes”, explica o dentista Kevin Gracias. “Fumar também pode manchar a superfície externa dos dentes”. 

Erosão do esmalte dentário

De acordo com o professor de odontologia restauradora Edmond Hewlett, trata-se do afinamento do esmalte externo dos dentes, que faz com que a camada amarelada fique mais visível. A erosão do esmalte dentário é inevitável, no entanto, hábitos alimentares podem piorar. Assim como refrigerantes, açúcares e alguns sucos de fruta, o ranger de dentes, os traumatismos dentários e o uso contínuo de alguns medicamentos (como a tetraciclina) também podem corroer o esmalte. 

Envelhecimento

É importante saber que a idade também desempenha seu papel no amarelamento dos dentes, assim como na pele e nos cabelos. Segundo Edmond, o esmalte dentário pode se tornar mais transparente conforme se envelhece, deixando mais em evidência a camada amarelada dos dentes. Essa camada chama-se dentina, e pode escurecer com as mudanças e cicatrizações dos dentes ao longo do tempo. A coloração da dentina não pode ser alterada.

Genética

Além das cores dos olhos e cabelos, os dentes também podem ser influenciados pela genética. Na verdade, branco não é a cor natural dos dentes — existem diferentes tons que aparentam ser naturalmente mais claros ou escuros por conta da genética, e algumas pessoas podem ter dentes que parecem naturalmente mais acinzentados, azulados ou amarronzados do que outras. 

Modificações deterioradas

“Obturações velhas que se descoloriram com o tempo podem ser confundidas com descoloração dos dentes”, explica Edmond. Quando isso acontece, é possível notar uma pequena linha escura embaixo da obturação. 

Doenças

Os dentes também refletem a saúde do corpo. Transtornos alimentares, como bulimia, podem ocasionar a descoloração dos dentes e erodir o esmalte dentário, impactando negativamente a dentina. Quimioterapia e radiação também podem causar descoloração. 

Como prevenir os dentes do amarelamento

• Utilize um creme dental com proteção do esmalte ao menos duas vezes ao dia;

• Escove os dentes e utilize fio dental diariamente;

• Evite refrigerantes: As cáries são causadas principalmente por suas escolhas alimentares — principalmente por alimentos e bebidas cheios de açúcar, como os refrigerantes. “Toda vez que você come ou bebe, seus dentes ficam ‘sob ataque’ de açúcares e ácidos”, explica a dentista Anna Middleton, que completa: “Quando eles se misturam com placa e bactérias, os níveis de pH são alterados”.

• Masque gomas de mascar: “Pastilhas e gomas de mascar sem açúcar aumentam a quantidade de saliva, o que pode neutralizar placa bacteriana e ácidos, ajudar a remover resquícios de alimentos, fortalecer os dentes e reduzir a secura bucal”, revela Anna. Ela recomenda optar por produtos com xilitol, que podem prevenir cáries. 

• Evite alimentos e bebidas escuras: “Se você ainda quiser continuar consumindo bebidas como café ou vinho tinto, utilize um canudo para diminuir a acidez que passa por sua boca”, recomenda Kevin. 

Como se livrar dos dentes amarelados

Busque ajuda profissional

Pexels

Essa pode ser a hora de consultar um profissional da odontologia para um check-up. Você pode se beneficiar de uma higienização dentária para remover o acúmulo de manchas e placa bacteriana na camada externa dos dentes. Além disso, existem técnicas profissionais de clareamento que requerem o acompanhamento de um dentista.

Utilize escova de dentes elétrica

Pixabay

Alguns estudos mostraram que as escovas de dente elétricas são mais efetivas na remoção de manchas do que as manuais. 

Considere reparos cosméticos

Pexels

Segundo Edmond, o clareamento dental pode ser eficaz para tratar o amarelamento causado pela transparência do esmalte dentário, mas sua erosão pode exigir a restauração do esmalte perdido. Ele indica que dentes de porcelana são comumente utilizados nestes casos.

O especialista ainda ressalta que obturações desgastadas e amareladas podem ser substituídas por outras que sejam da cor de seus dentes atuais.

Utilize creme dental clareador

Pexels

Apesar de os cremes dentais com efeito clareador não possuírem eficácia imediata, Kailesh explica que os produtos podem ajudar, no curso de algumas semanas, a remover manchas leves causadas por agentes como chá preto, café, vinho tinto e cigarros.