Depois de uma estreia estrondosa nos cinemas mundiais com ‘Duna’, o diretor do filme Denis Villeneuve disse que sempre imaginou a saga como uma trilogia. O segundo filme foi confirmado na última terça-feira (26). A informação foi dada em entrevista ao Entertainment Weekly.

‘Duna’ é uma adaptação do livro clássico de Frank Herbert de mesmo nome, publicado em 1965, mas sua história narra apenas a primeira metade do primeiro livro da saga. “Eu sempre imaginei três filmes”, diz Villeneuve. “Não é que eu queira fazer uma franquia, mas isso é ‘Duna’, e ‘Duna’ é uma grande história. Para honrá-la, acho que precisaria de pelo menos três filmes. Esse seria o sonho. Seguir Paul Atreides e seu arco completo seria bom”, conta.

Ele ainda disse: “Herbert escreveu seis livros, e quanto mais ele escrevia, mais psicodélico ficava, então eu não sei como alguns deles poderiam ser adaptados. Uma coisa de cada vez. Se eu tiver a chance de fazer ‘Duna: Parte Doi’s e ‘O Messias de Duna’, eu serei abençoado”.

Na nova adaptação de Duna, Paul Atreides (Timothee Chalamet) é um aristocrata cuja família aceita controlar o planeta-deserto Arrakis, produtor de um recurso valioso e disputado por diversas famílias nobres. Ele é forçado a fugir para o deserto — com a ajuda de sua mãe — e se junta a tribos nômades, eventualmente liderando-as por conta de suas habilidades mentais avançadas

O livro de Herbert já rendeu uma adaptação para o cinema dirigida por David Lynch, em 1984. No Brasil, os livros da franquia Duna são publicados pela Editora Aleph. A série de livros ‘Duna’ é continuadamente apontada como uma das mais renomadas obras de ficção e fantasia já lançadas, e um dos pilares da ficção científica moderna.