Democratas arrebatam dos republicanos cadeira do Colorado no Senado (imprensa americana)

Democratas arrebatam dos republicanos cadeira do Colorado no Senado (imprensa americana)

Os democratas conquistaram uma importante vitória nesta terça-feira (3) no Legislativo, ao arrebatarem dos republicanos uma cadeira do Colorado no Senado, reduzindo a maioria ostentada pelo partido governante.

O ex-governador do Colorado John Hickenlooper conseguiu desbancar o senador Cory Gardner, segundo a Fox News e a NBC News.

“Obrigado, Colorado! Servir nesse estado foi a grande honra da minha vida e estou ansioso para ser seu senador”, comemorou no Twitter Hickenlooper, empresário e geólogo, que tentou disputar as primárias democratas.

Os republicanos contam atualmente com 53 das 100 cadeiras do Senado, e estavam em jogo nesta terça-feira 35 vagas na câmara alta.

Os democratas precisam desbancar quatro republicanos se quiserem conquistar a maioria. Se Joe Biden conseguir chegar à Casa Branca, serão necessárias apenas três novas cadeiras, já que, em caso de empate, o vice-presidente tem o voto decisivo.

Controlar o Senado é vital na política de Washington, já que o partido que conquista a bancada majoritária elege as leis que serão votadas em plenário, e cabe à casa também confirmar as indicações sugeridas pelo presidente para cargos importantes.