WASHINGTON, 3 JAN (ANSA) – A democrata Nancy Pelosi foi eleita nesta quinta-feira (3) presidente da Câmara de Representantes, o terceiro cargo mais importante dos Estados Unidos, e se torna a líder da oposição ao presidente Donald Trump. Aos 78 anos, a política volta a ocupar um cargo que já exerceu entre 2007 e 2011, quando se tornou a primeira mulher na posição. Hoje, Pelosi assumiu o controle da Casa durante a sessão de abertura do 116º Congresso dos Estados Unidos. Ela derrotou o candidato republicano Kevin McCarthy, com 220 dos 430 votos.   

“Eu não me iludo que será uma tarefa fácil, mas o importante é respeitar uns aos outros e acima de tudo respeitar a verdade”, disse ela em seu discurso. O primeiro desafio para a californiana é encontrar uma forma de reabrir o governo federal, que está parcialmente paralisado há quase duas semanas. Como presidente da Câmara, Pelosi também enfrentará regularmente Trump e presidirá uma maioria encorajada e pronta para lançar uma supervisão agressiva contra o presidente e sua administração.   

Em mensagem destinada à oposição, a democrata afirmou que sua “intenção é trabalhar de forma bipartidária tentando encontrar um terreno comum”. (ANSA)