NOVA YORK, 16 JAN (ANSA) – A senadora democrata Kirsten Gillibrand, de 52 anos, anunciou que concorrerá às eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2020. “Vou ser candidata à Presidência dos Estados Unidos porque, como mulher jovem que sou, vou lutar pelos filhos do demais como lutaria pelos meus familiares”, disse a parlamentar, que é senadora por Nova York, em uma entrevista ao programa de televisão “Late Show with Stephen Colbert”.   

Gillibrand, que se tornou uma das principais críticas ao governo do republicano Donald Trump, contou que criou um comitê para recolher fundos e doações e que pretende viajar pelo país. Ela já deve visitar o estado de Iowa nos próximos dias. Advogada de carreira, Gillibrand é considerada moderada e é “herdeira” da cadeira de Hillary Clinton no Senado desde 2009.   

Apesar de já ter apoiado Clinton, Gillibrand costuma dizer que o marido Bill deveria ter renunciado com o escândalo de Monica Lewinsky. As pré-candidaturas à Presidência dos EUA já contam com mais de 20 aspirantes. Além de Gillibrand, confirmaram oficialmente suas participações nas primárias a deputada democrata pelo Havaí, Tulsi Gabbard e o ex-secretário de Barack Obama Julian Castro.   

Também estão na briga briga a senadora democrata Elizabeth Warren, seu colega Bernie Sanders, o ex-vice-presidente Joe Biden e o ex-deputado texano Beto O’Rourke. (ANSA)