SÃO PAULO, 14 FEV (ANSA) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (14) que não existe relacionamento com seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, e insinuou que a postura do republicano coloca em risco a democracia no mundo.
Em entrevista à Rádio Clube do Pará, o petista afirmou que os EUA se colocavam como “xerifes do planeta Terra” e “defensores da democracia”, mas agora parecem ter mudado o discurso.
“Eu me preocupo com isso porque o que está em risco no mundo é a democracia, e eles agora estão negando tudo isso. Eu acho delicado”, afirmou Lula, que foi questionado sobre a relação com Trump.
“Primeiro que não tem relacionamento. Eu ainda não conversei com ele, e ele ainda não conversou comigo. O Brasil considera os EUA um país extremamente importante, e espero que os EUA reconheçam o Brasil como um país muito importante”, salientou.
O presidente também prometeu retaliações se Trump mantiver as tarifas de 25% contra o aço brasileiro e destacou que os Estados Unidos e o Brasil têm “uma relação comercial igualitária”.
“Enquanto estiver nessa relação civilizada, tudo bem. Mas se taxar o aço brasileiro, vamos reagir comercialmente: ou vamos denunciar na Organização Mundial do Comércio, ou vamos taxar produtos que a gente importa deles”, disse Lula, ressaltando que o mundo precisa de “tranquilidade para a economia crescer”.
(ANSA).