Brasil

Democracia de Bolsonaro é iliberal, populista e autoritária, diz professor


A concepção de democracia do presidente Jair Bolsonaro é iliberal, populista e autoritária, diz o filósofo e professor Eduardo Wolf. Neste final de semana foi lançado o projeto de pesquisa “Bolsonarismo: Novo Fascismo Brasileiro”, coordenado pelo filósofo no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP, com participação de Luiz Felipe Pondé entre outros acadêmicos.

Na manhã deste domingo, marcado por manifestações contra e a favor do governo, Bolsonaro enalteceu em seu o perfil no Twitter a participação militar na Segunda Guerra Mundial, dizendo que a “cobra fumou” e que os 25 mil brasileiros que foram à guerra ajudaram a garantir a democracia e a derrubar o fascismo.

Wolf comenta que o termo fascismo carrega muita imprecisão e que a intenção do projeto de pesquisa é esclarecer e conceituar este e outros termos do vocabulário político no âmbito do movimento social e político do bolsonarismo.

“O governo Bolsonaro mostrara-se em flagrante desacordo com os princípios mais elementares da democracia liberal representativa constitucional. Para ele, que se diz líder do povo, fascista é ter uma imprensa livre, porque vai contra a vontade do povo que ele supostamente representa”, diz o filósofo. Do ponto de vista político, o movimento bolsonarista, segundo ele, vai contra os últimos dois séculos de liberalismo no Ocidente ao ser contra as instituições – por exemplo, quando o presidente organiza um movimento de ataque ao Supremo Tribunal Federal.

Ainda para os pesquisadores, o bolsonarismo é uma modalidade de fascismo político que dialoga com a tradição do autoritarismo de direita no Brasil e no mundo. O projeto “Bolsonarismo: o Novo Fascismo Brasileiro (BNFB)” é multidisciplinar e estuda a ascensão do autoritarismo no Brasil de Bolsonaro (veja em offlattes.com).

Veja também
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago