Economia

Demissão na indústria pode ser maior com inclusão de terceirizados, diz IBGE


A demissão de trabalhadores na indústria pode ser maior se forem contabilizados os serviços terceirizados. O alerta, feito pelo coordenador de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo, considera a comparação do trimestre móvel encerrado em maio com igual período de 2015.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta quarta-feira, 29, somente a indústria viu sua população ocupada encolher em 1,415 milhão de pessoas, para 11,752 milhões de trabalhadores, queda de 10,7% ante o trimestre móvel terminado em maio de 2015.

O segundo grupamento de atividade que mais demitiu na passagem de um ano foi “informação, comunicação, e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas”, com 919 mil trabalhadores a menos na população ocupada no setor, uma queda de 8,6% no trimestre até maio ante igual período de 2015.

De acordo com Azeredo, esse grupamento inclui os serviços terceirizados. Embora não dê para estimar a parcela da população ocupada nesse grupamento que de fato presta serviços terceirizados para a indústria, o setor “absorve um grande contingente de terceirizado”, disse o pesquisador do IBGE.

Segurança, limpeza, serviços de portaria são as principais atividades terceirizadas na indústria, segundo Azeredo. “Esse pessoal é terceirizado e acaba sendo dispensado por causa da crise da indústria”, afirmou o pesquisador do IBGE.

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio