Os reports recentes de agentes brasileiros em embaixadas da Europa e Ásia entregues ao Palácio do Planalto, de posse da Coluna, indicam que o Brasil está imune à crise internacional causada pela guerra da Rússia com a Ucrânia, e que o velho continente estará em apuros no abastecimento de gás e energia no fim do ano, o que poderá gerar insatisfações populares. Nesse relatório, os Estados Unidos sentem impactos isolados na economia, e a Rússia consegue segurar seu cenário no mercado a despeito das sanções.

Já o baque na economia da Ucrânia é gigante. Mais de 50% das empresas paralisaram as suas atividades e a exportação de grãos, principal setor exportador, caíram para um terço. Ciente de que as commodities agrícolas são cruciais para a Ucrânia, a Rússia está destruindo campos de plantações com metais, armas químicas e tanques sobre a terra. O report revela que é a Rússia quem bombardeia residências e civis, ao contrário do que divulga o Kremlin. São cerca de 12 mortes de inocentes por dia.

Reports indicam que a Rússia bombardeia residências e civis, e que a estratégia é destruir campos de plantações para aniquilar a economia da Ucrânia

Delegado vai e vem

MATEUS BONOMI

Um mistério envolve o delegado da PF Bruno Calandrini, da operação que prendeu o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro. Teria sido afastado em retaliação. Mas ele pediu para sair da coordenação de inquéritos especiais antes da operação ser deflagrada. Calandrini vai para a coordenação de crimes cibernéticos, e continua investigando Ribeiro.

Guedes preocupado com o seu legado

Antonio Molina /Fotoarena

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anda insatisfeito com o chefe sobre a insistência do pacote de bondades sociais para tentar reverter o quadro eleitoral, o que será muito difícil. Os arroubos eleitoreiros de Bolsonaro feriram o plano do economista de deixar caixa muito mais forte no Tesouro como vem fazendo com venda de ativos, privatizações de estatais e oferta de imóveis da União (existe até site oficial para passar apartamentos, muitos em Brasília a bom preço). O sonho de Guedes é oferecer a Petrobras ao mercado. Os Correios entrariam nesse pacote também, em caso de reeleição de Bolsonaro.

Campanha sem assessores no comitê

Pedro Ladeira

O staff eleitoral de Bolsonaro não terá equipe de assessoria de imprensa para a campanha. Tudo indica que o filho vereador Carlos Bolsonaro vai controlar esse setor, com disparos de informações nas redes sociais do pai. A decisão não é surpresa para os veículos de comunicação. Desde o início do Governo, repórteres penam para ter acesso a informações oficiais. Demandas para ministérios ou autarquias não são respondidas por ordem superior. Bolsonaro acredita que repassar dados a jornais, emissoras e afins é municiar a mídia com informações que poderão ser usadas contra a própria gestão.

Insistência do PDT pega mal no STF

Os ministros do STF estão pasmos com decisão da direção do PDT em protocolar ação de embargos de declaração sobre questão já decidida em Turma – e peitando a Lei da Ficha Limpa. O partido, vencido, não aceita a inelegibilidade de  oito anos após cumprimento de pena. Pegou mal na Corte.

Bola na trave por ora

A Copa da FIFA acontece daqui a quatro meses, milhares de brasileiros já compraram seu pacote para o Catar e o Itamaraty ainda não preparou cartilha de orientações para turistas sobre as peculiaridades sócio-políticas de lá (dicas essenciais para evitar confusão no país). Casal homossexual que beijar na boca pode ser preso.

Saúde com $ na capital

A administração federal tem número invejável cobiçado pelos planos de saúde. São 1.240.166 vidas entre ativos (584.545), aposentados e pensionistas (655.621). Aos 41 anos, a Assefaz, tradicional plano
do Ministério da Fazenda, resolveu inovar. Agora abriu a assistência para todos os servidores públicos que quiserem se associar.

Nos bastidores

Tensão na recepção

Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT) ficaram hospedados no mesmo lugar em Salvador na festa do 2 de Julho: o antigo Hotel da Bahia. Para Lula, um andar inteiro fechado.

Passe o dia com o Dr.

“Tá curioso? Venha passar um dia comigo”. Assim o presidente do TRE-PR, Wellington Coimbra, convida para uma visita à sua rotina. Basta mandar um “TikTok” falando o que faria em seu lugar no gabinete.

Sacristia já foi outra

Antes paparicado por candidatos de Goiás – de síndicos a governadores –, o líder do Santuário Pai Eterno, Pe. Robson, agora é ignorado nas missas, com o giroflex sempre lhe rondando por escândalos recentes. Ninguém mais vai ao confessionário.

Mais um aluguel

O Governo procura edifício para alugar em Brasília. Mais custos na gestão do “austero” Paulo Guedes. É para sede da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, que foi transformada em autarquia via MP.