Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começam nesta sexta-feira, 26, em meio a preocupações com segurança devido a momentos de tensões geopolíticas com as guerras na Ucrânia e em Gaza.

A guerra de Israel contra o Hamas, que vem devastando Gaza há mais de uma ano, inflamou os ânimos, e críticos acusam membros pró-palestinos de antissemitismo.

Diante do clima de tensão pelas guerras, o ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, declarou que os atletas israelenses serão protegidos 24 horas por dia durante os Jogos. O evento esportivo acontece 52 anos após o massacre da Olimpíada de Munique, quando 11 israelenses foram mortos por militantes palestinos.

Darmanin se pronunciou após o parlamentar do partido de extrema-esquerda França Insubmissa (LFI) Thomas Portes ter sido registrado dizendo que os atletas israelenses não eram bem-vindos.

Na cerimônia de abertura, a embarcação de Israel inicia seu trajeto desocupada, sem a delegação do país, somente com uma placa indicando a delegação. A cena causou espanto, fazendo o público acreditar que os atletas não participaram do evento.