No último dia 1º de abril, muita gente foi pega de surpresa e ainda segue chocada com a saída de Eliana, 51, do SBT. A emissora de Silvio Santos, por meio de um comunicado oficial, anunciou que a apresentadora irá deixar a empresa a partir de junho deste ano, após 15 anos. Na nota, a equipe do SBT alega que a mudança ocorre para que uma nova fase profissional se inicie.

+Ana Maria Braga vai se aposentar? Entenda novos boatos da saída da apresentadora da Globo

Durante os mais de 22 anos no SBT, Eliana passou por atrações infantis, como o “Bom Dia e Cia.”, até comandar o “Programa da Eliana”, atração que vai ao ar nas tardes de domingo e é vice-líder de audiência.

Eliana na Globo?

Nesta segunda-feira, 8, uma possível aposentadoria de Ana Maria Braga, 75, foi novamente levantada. Segundo o site Notícias da TV, a apresentadora Eliana irá ser a substituta de Ana na TV Globo, em caso de aposentadoria da veterana.

Ainda de acordo com o veículo, a Globo corre para colocar Eliana no lugar de Astrid Fontenelle no Saia Justa, do GNT. O portal Leo Dias já havia dito que a ex-apresentadora infantil não deve estrear na TV aberta logo de cara, para desvincular sua imagem aos poucos do SBT.

Especialista analisa carreira de Eliana

IstoÉ Gente conversou com Higor Gonçalves, jornalista especializado em gestão estratégica de imagem, que fez uma análise sobre a saída da Eliana do SBT e a carreira da comunicadora daqui pra frente. Confira!

“Eliana construiu uma das mais sólidas carreiras da televisão brasileira. Reinvenção é a palavra mais apropriada para defini-la. Desde a primeira aparição, em um comercial de sutiã nos anos 80, passando por grupos musicais e por programas de TV voltados ao público infanto-juvenil, ela ressignificou a sua imagem, antes associada a crianças e adolescentes. Há mais de 30 anos na televisão, foi uma das primeiras mulheres a ganhar um programa aos domingos, quebrando um antigo paradigma. Se consolidou como apresentadora, sempre alcançando números significativos de audiência. Comunicadora e empresária, ela centraliza as decisões que envolvem a sua carreira, a sua imagem e os seus negócios. Está sempre evoluindo”, começa o profissional.

“Na internet, não é diferente. Com o propósito de alcançar novos públicos e ampliar as oportunidades de negócios, ela se mantém relevante também nas plataformas digitais. No Instagram, possui 31,9 milhões de seguidores. Já no TikTok, concentra 7,7 milhões. No X (ex-Twitter), por sua vez, são 2,5 milhões de pessoas acompanhando os seus passos. Ela está sempre atenta às inovações, ampliando os horizontes para outras linguagens, além da TV, e buscando expandir a sua relevância para novos canais de comunicação”.

“Deixar o SBT, neste momento, é oportuno para a Eliana: tanto do ponto de vista carreira, como de negócios. O timing é perfeito para a mudança. O desafio, porém, será desvincular a sua imagem da emissora, onde começou a trajetória como apresentadora, no início dos anos 90, e para onde retornou em 2009, para mais 15 anos de parceria. Eliana e SBT são quase sinônimos”, opina Higor.

“Um artista precisa saber ‘associar’ e/ou ‘desassociar’ rapidamente o seu nome e a sua imagem de projetos, emissoras e negócios. Precisa se posicionar, reagir às tendências e ser culturalmente relevante. Precisa criar um planejamento estratégico de carreira, executá-lo de forma eficiente e, sobretudo, investir em marketing. Foi o que Eliana sempre fez. E, na minha avaliação, continuará fazendo”, completa.