08/04/2024 - 16:43
No último dia 1º de abril, muita gente foi pega de surpresa e ainda segue chocada com a saída de Eliana, 51, do SBT. A emissora de Silvio Santos, por meio de um comunicado oficial, anunciou que a apresentadora irá deixar a empresa a partir de junho deste ano, após 15 anos. Na nota, a equipe do SBT alega que a mudança ocorre para que uma nova fase profissional se inicie.
+Ana Maria Braga vai se aposentar? Entenda novos boatos da saída da apresentadora da Globo
Durante os mais de 22 anos no SBT, Eliana passou por atrações infantis, como o “Bom Dia e Cia.”, até comandar o “Programa da Eliana”, atração que vai ao ar nas tardes de domingo e é vice-líder de audiência.
Eliana na Globo?
Nesta segunda-feira, 8, uma possível aposentadoria de Ana Maria Braga, 75, foi novamente levantada. Segundo o site Notícias da TV, a apresentadora Eliana irá ser a substituta de Ana na TV Globo, em caso de aposentadoria da veterana.
Ainda de acordo com o veículo, a Globo corre para colocar Eliana no lugar de Astrid Fontenelle no Saia Justa, do GNT. O portal Leo Dias já havia dito que a ex-apresentadora infantil não deve estrear na TV aberta logo de cara, para desvincular sua imagem aos poucos do SBT.
Especialista analisa carreira de Eliana
A IstoÉ Gente conversou com Higor Gonçalves, jornalista especializado em gestão estratégica de imagem, que fez uma análise sobre a saída da Eliana do SBT e a carreira da comunicadora daqui pra frente. Confira!
“Eliana construiu uma das mais sólidas carreiras da televisão brasileira. Reinvenção é a palavra mais apropriada para defini-la. Desde a primeira aparição, em um comercial de sutiã nos anos 80, passando por grupos musicais e por programas de TV voltados ao público infanto-juvenil, ela ressignificou a sua imagem, antes associada a crianças e adolescentes. Há mais de 30 anos na televisão, foi uma das primeiras mulheres a ganhar um programa aos domingos, quebrando um antigo paradigma. Se consolidou como apresentadora, sempre alcançando números significativos de audiência. Comunicadora e empresária, ela centraliza as decisões que envolvem a sua carreira, a sua imagem e os seus negócios. Está sempre evoluindo”, começa o profissional.
“Na internet, não é diferente. Com o propósito de alcançar novos públicos e ampliar as oportunidades de negócios, ela se mantém relevante também nas plataformas digitais. No Instagram, possui 31,9 milhões de seguidores. Já no TikTok, concentra 7,7 milhões. No X (ex-Twitter), por sua vez, são 2,5 milhões de pessoas acompanhando os seus passos. Ela está sempre atenta às inovações, ampliando os horizontes para outras linguagens, além da TV, e buscando expandir a sua relevância para novos canais de comunicação”.
“Deixar o SBT, neste momento, é oportuno para a Eliana: tanto do ponto de vista carreira, como de negócios. O timing é perfeito para a mudança. O desafio, porém, será desvincular a sua imagem da emissora, onde começou a trajetória como apresentadora, no início dos anos 90, e para onde retornou em 2009, para mais 15 anos de parceria. Eliana e SBT são quase sinônimos”, opina Higor.
“Um artista precisa saber ‘associar’ e/ou ‘desassociar’ rapidamente o seu nome e a sua imagem de projetos, emissoras e negócios. Precisa se posicionar, reagir às tendências e ser culturalmente relevante. Precisa criar um planejamento estratégico de carreira, executá-lo de forma eficiente e, sobretudo, investir em marketing. Foi o que Eliana sempre fez. E, na minha avaliação, continuará fazendo”, completa.