Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é jornalista graduado na FACHA, no Rio, e pós-graduado em Ciências Políticas pela UnB. Iniciou carreira em 1996 em MG. Foi colunista do Informe JB, da Gazeta Mercantil, dos portais iG e UOL. Apresentou programas na REDEVIDA de Televisão e foi comentarista da Rede Mais/Record Minas. De Brasília, assina a Coluna Esplanada em jornais de capitais e é colunista do portal da Isto É.

Defesa de Castro ao STJ: delegado que indiciou governador violou norma da PF

Claudio Castro, governador do Rio de Janeiro
Claudio Castro, governador do Rio de Janeiro Foto: Divulgação/* Governo do Estado do Rio de Janeiro

Os advogados do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), peticionaram defesa no Superior Tribunal de Justiça (STJ) alegando que o delegado que o indiciou violou a instrução normativa da própria Polícia Federal (PF), que prevê o direito de interrogatório prévio ao indiciamento – o que, segundo a defesa, nunca aconteceu em cinco anos em que o caso tramita.

Na petição, protocolada ontem (30), os advogados solicitam a substituição do delegado, apuração do vazamento de informações e o cancelamento do relatório da PF, classificando a investigação como arbitrária e ilegal. A defesa argumenta que a conduta do delegado configura abuso de autoridade “o qual merece análise e apuração” citando também o artigo 6º, inciso V, do Código de Processo Penal, que estabelece a mesma exigência.

Os advogados pedem ainda acesso ao relatório final da PF e aos autos do inquérito, que tramita em sigilo no STJ sob a relatoria do ministro Raul Araújo. Eles destacam que, conforme decisão anterior do STF, o investigado não pode ser tratado como mero objeto das investigações e deve ter a oportunidade de esclarecer os fatos e apresentar provas de sua inocência. A petição é assinada por Daniel Leon Bialski, Bruno Garcia Borragine, Luís Felipe D’Alóia, Bruna Luppi L. Moraes e André Mendonça Bialski.