(ANSA) – BRASÍLIA, 11 SET – Os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro comemoraram o voto do ministro Luiz Fux, que o absolveu dos cinco crimes pelos quais foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), enquanto parlamentares afirmaram que a decisão dá novo fôlego à articulação pela aprovação de uma anistia no Congresso.
“O voto do ministro Fux é de extrema qualidade, acolheu praticamente todas as teses da defesa, como o cerceamento da defesa e a incompetência do Supremo Tribunal Federal”, comentou o advogado Paulo Cunha Bueno, que integra a equipe de Bolsonaro.
“Quanto à questão do mérito, [Fux] dissecou todas as provas do processo”, acrescentou Bueno, que se disse “otimista” sobre futuros questionamentos a uma eventual sentença caso a maioria dos cinco ministros da Primeira Turma do STF decida pela condenação.
“Entendemos que é um voto técnico que abordou as provas de forma exaustiva. Fiquei feliz com o reconhecimento das preliminares porque, em algum momento, pareceu que isso era um tema menor, e Fux trouxe o acesso aos documentos como uma questão fundamental”, declarou o advogado Celso Villardi, que também integra a defesa do ex-governante.
Já no plano político, o parecer do ministro passou a ser utilizado por aliados de Bolsonaro como justificativa para retomar a votação de um projeto de anistia “ampla, geral e irrestrita “. “O ministro Fux, renomado jurista, deixou claro que o presidente Jair Bolsonaro não cometeu crime algum. Então a anistia deve ser imediata”, afirmou o deputado Luciano Zucco (PL), líder da oposição na Câmara. (ANSA).