16/09/2019 - 21:39
“Esta escola tem dupla importância para nós, pois além de abrigar crianças e ser uma área sensível, ela ainda opera como ponto de apoio em caso de risco de deslizamento de chuva intensa na cidade. Temos que proteger a todos. Objetivamos a capacitação entre funcionários da escola e alunos, fomentando a cultura da proteção e Defesa Civil. Ainda vamos ter palestra com a participação do Corpo de Bombeiros”, comentou o secretário municipal de Defesa Civil, o tenente-coronel Jorge Ribeiro Lopes.
Durante a semana, as crianças ainda vão receber material informativo sobre o projeto, que tem a parceria do Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ), e a UERJ, e participarão de experiências interativas, como a “caixa de areia” com sensores e projeção multimídia que simulam relevos e condições do solo.
Na quinta-feira, haverá um treinamento com todos os integrantes da escola (alunos, professores e demais funcionários) para uma desocupação em situações de emergências.Já na sexta-feira, acontece o simulado de desocupação do prédio escolar.
Ao todo, este ano o projeto “Escolas Seguras-Desenvolvendo a Resiliência Através da Educação” ainda vai passar por outros seis colégios da rede municipal de Nova Iguaçu. A primeira ação aconteceu em junho, na Escola Municipal Professora Irene da Silva Oliveira, no bairro Vila de Cava e envolveu 668 alunos. Iniciado em 2017, o projeto já contemplou outras 20 escolas.