Vídeo: Defesa Civil do RJ pede para banhistas voltarem para casa

Reprodução/ Twitter
Foto: Reprodução/ Twitter

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ) e a Defesa Civil Estadual estão orientando banhistas que estão nas praias a deixarem o local, nesta segunda-feira (16), para evitar aglomerações. A medida faz parte de um conjunto de ações para prevenir o contágio pelo novo coronavírus.

A Polícia Militar também emite o mesmo aviso nas orlas. “Bom dia. A Defesa Civil Estadual pede que a população evite aglomeração nas praias. Por favor, para a sua segurança, dos seus vizinhos, amigos e familiares, voltem para casa. O momento é de conscientização. Faça a sua parte e ajude a prevenir e controlar o coronavírus. Você sempre conta com o Corpo de Bombeiros. Podemos contar com você?”, diz a mensagem transmitida nas praias.

Neste fim de semana, o estado do Rio de Janeiro registrou o primeiro caso de um doente que apresenta estado de saúde muito grave devido à contaminação por coronavírus. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o homem, que tem mais de 60 anos, está internado.

Até agora, foram confirmados no estado 24 casos da doença. Mais 95 casos suspeitos estão sendo investigados pelas autoridades sanitárias estaduais. Em todo o Brasil, foram confirmados 200 casos.

O governo do estado deve suspender cirurgias eletivas a fim de liberar leitos de terapia intensiva para tratar de futuros pacientes. Também estão previstas as conversões de leitos de enfermaria em terapia intensiva e a compra de equipamentos para esses novos leitos.