Defesa Civil de SP emite alerta para chuvas intensas e estabelece gabinete de crise

Chuva forte São Paulo | Paulo Pinto/Agência Brasil
Chuva em São Paulo Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta de chuvas para esta quinta-feira, 3, e sábado, 5, por conta da formação de uma frente fria que pode causar temporais nas regiões do Litoral Norte, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Sorocaba (SP), Campinas (SP), Itapevi (SP) e Grande São Paulo. De acordo com a corporação, um gabinete de crise será montado com representantes das concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos.

+ Cidade na Grande SP registra 60% da chuva esperada para o mês inteiro em 24 horas

+ Chuvas causam alagamentos, desabamento e paralisam trecho da CPTM na Grande SP

Conforme a Defesa Civil, as chuvas terão forte intensidade e alto volume principalmente no Litoral Norte, Baixada Santista e Vale do Paraíba, áreas que podem sofrer com alagamentos, deslizamentos de terra e outros transtornos.

Ainda nesta quinta-feira, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja para chuvas intensas no território paulista. O aviso é válido até sexta-feira, 4,mas pode ser prorrogado. A expectativa da entidade é de chuva de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h. No Alerta laranja, há risco para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Segundo as autoridades, o gabinete de crise ficará mobilizado no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) a partir das 14h desta quinta-feira e permanecerá ativo até domingo, 6, para garantir pronta resposta aos estragos causados pelos temporais.

Confira recomendações da Defesa Civil:

  • Evite transitar por áreas alagadas ou próximas a córregos e rios durante a chuva intensa;
  • Não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas durante temporais com raios;
  • Em caso de ventos fortes, mantenha distância de janelas e objetos que possam se desprender;
  • Moradores de áreas de risco devem ficar atentos a sinais como rachaduras no solo, inclinação de árvores e postes, e procurar abrigo seguro caso percebam indícios de deslizamento;
  • Acompanhe os alertas e recomendações da Defesa Civil por meio dos canais oficiais para minimizar impactos e garantir a segurança de todos.

*Com informações do Estadão