A Defesa Civil da Faixa de Gaza informou nesta segunda-feira (16) que pelo menos 18 pessoas morreram e várias ficaram feridas em ataques aéreos israelenses no território palestino governado pelo Hamas, devastado após quase um ano de guerra.

Dez pessoas morreram em um bombardeio que atingiu a casa da família Al Qassas, localizada no campo de refugiados de Nuseirat, centro de Gaza, informou à AFP um médico do hospital Al Awda, para onde foram levados os corpos.

A Defesa Civil local confirmou o balanço e acrescentou as mortes de mais seis palestinos em um ataque aéreo no bairro de Zeitoun, na Cidade de Gaza.

A área é alvo frequente da ofensiva israelense desde o início da guerra, em 7 de outubro, após o ataque sem precedentes do movimento islamista palestino Hamas no sul de Israel.

Duas pessoas morreram em um ataque aéreo em Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza, segundo o organismo.

O ataque do Hamas no sul de Israel deixou 1.205 mortos, a maioria civis assassinados, em 7 de outubro, segundo um balanço da AFP baseado em dados oficiais israelenses.

Os comandos islamistas sequestraram 251 pessoas e 97 permanecem em cativeiro no território palestino, das quais 33 foram declaradas mortas pelo Exército de Israel.

Ao menos 41.226 palestinos morreram nos bombardeios e combates da ofensiva israelense, que destruiu a Faixa de Gaza, segundo o Ministério da Saúde.

bur-crb-jd/ila/zm/fp