A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a possibilidade de temporais em todo o território paulista no próximo domingo (25), data do segundo turno das eleições de 2026. A previsão indica chuva forte, acompanhada de descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo em diferentes regiões.
Segundo o órgão, todo o estado deverá ficar em alerta laranja, classificação que representa o terceiro nível de uma escala de quatro estágios: verde, de observação; amarelo, de atenção; laranja, de alerta; e vermelho, de emergência.
A situação exige atenção especial da população que precisará sair de casa para votar, principalmente nas áreas com maior potencial de acumulados expressivos de chuva em um curto intervalo.
Grande São Paulo e litoral têm maior risco de temporais
A faixa leste paulista concentra as condições mais favoráveis à ocorrência de tempestades intensas. A área inclui a Região Metropolitana de São Paulo, o litoral e o Vale do Ribeira.
Nessas localidades, a combinação de chuva volumosa, ventos fortes e descargas elétricas pode provocar alagamentos, quedas de árvores e transtornos no trânsito.
Nas regiões central, sul e oeste do estado, a previsão aponta pancadas de intensidade moderada a forte, com possibilidade de episódios isolados de tempo severo.
Já no norte e noroeste paulista, os volumes de precipitação devem ser menores. A tendência é de chuva mais localizada e passageira, embora essas áreas também estejam incluídas no alerta estadual.
Gabinete especial ficará de prontidão
Diante da previsão meteorológica, o governo paulista manterá de prontidão o Gabinete Especial da Operação El Niño, responsável por acompanhar possíveis impactos das condições climáticas e coordenar medidas preventivas.
A estrutura reúne representantes de diferentes órgãos estaduais, concessionárias de serviços essenciais, forças policiais e Corpo de Bombeiros.
O objetivo é ampliar a capacidade de resposta diante de ocorrências como enchentes, quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e outros danos associados às tempestades.
Antes da chegada do sistema de chuva mais intenso, o estado permanecerá em nível amarelo de atenção nesta sexta-feira (23) e no sábado (24).
Eleitores devem acompanhar a previsão antes de sair de casa
Como os temporais estão previstos para o domingo de votação, a recomendação é que os eleitores acompanhem os comunicados meteorológicos e considerem as condições do tempo ao planejar o deslocamento até as seções eleitorais.
Em locais sujeitos a alagamentos, é importante verificar as condições das vias e evitar trajetos que apresentem riscos.
A Defesa Civil orienta que ninguém tente atravessar ruas inundadas ou trechos com correnteza, seja a pé ou de carro. Mesmo quando a profundidade parece pequena, a força da água pode provocar acidentes.
Durante tempestades com raios, a população deve procurar abrigo em construções fechadas e evitar áreas abertas, árvores isoladas, estruturas metálicas e contato com a água.
Veja como se proteger durante os temporais
A Defesa Civil também reforçou recomendações para reduzir os riscos durante os episódios de chuva intensa.
Em caso de granizo, o ideal é permanecer em ambientes fechados, longe de janelas e coberturas frágeis. Sempre que possível, os veículos devem ser estacionados em locais protegidos.
Durante rajadas de vento, objetos soltos em quintais, sacadas e varandas devem ser recolhidos. Também é necessário manter distância de árvores, postes, placas e estruturas que possam cair.
Moradores de áreas de encosta devem observar sinais de possíveis deslizamentos, como rachaduras no terreno, inclinação de árvores, surgimento de água barrenta e movimentação de terra. Ao identificar qualquer indício de perigo, a orientação é deixar o local e acionar os órgãos de emergência.
A prevenção também inclui a limpeza de calhas e ralos, além da verificação das condições dos telhados antes da chegada das chuvas. Reparos em coberturas não devem ser realizados durante tempestades.
Em situações envolvendo fios elétricos rompidos, a população não deve tocar nem se aproximar dos cabos, sendo necessário comunicar imediatamente a concessionária responsável.
A Defesa Civil recomenda acompanhar os alertas oficiais ao longo do fim de semana, já que a intensidade e a distribuição das chuvas podem sofrer alterações.
Da IstoÉ e Agência Brasil