Com a recente coroação do rei Charles após a morte da rainha Elizabeth II, imagens do novo rei da Inglaterra naturalmente começaram a circular nas redes sociais e imprensa. Com isso, uma característica de Charles III, que já era conhecida do público, voltou a ser tema de debate: as mãos extremamente inchadas do novo rei.


+ Os direitos da união estável em caso de morte do companheiro
+ Eumir Deodato, avô brasileiro de Hailey Bieber, vendeu milhões de discos, venceu Grammy e trabalhou com Frank Sinatra

Apesar de ser novidade para muita gente, a aparência inchada dos dedos do rei Charles já são tema de discussão na Inglaterra há pelo menos um ano, mas a família real nunca fez nenhuma declaração sobre o assunto até então. De acordo com dados do Google Trends, houveram picos de procura nos últimos 12 meses relacionados aos dedos inchados de Charles III.

Há especulações do motivo para o inchaço, o sintoma é comum em casos de alta retenção de líquidos chamado edema, que pode ser causado por excesso de sal, uso de certos medicamentos, uso excessivo de álcool, diabetes, cirrose e até problemas cardíacos. Segundo o médico britânico Gareth Nye, em entrevista ao Daily Mail, o edema também pode ser apenas um sinal de velhice. “Para ver se realmente essa é a causa [edema], deve-se pressionar a área inchada por 15 segundos para ver se causa uma depressão na área”, explicou.

Nye também comenta outra possível causa para a condição. ‘A artrite é outra condição comum em pessoas com mais de 60 anos. Muitas vezes afeta três áreas principais da mão – a articulação do polegar ou as articulações dos dedos”, disse. “Os dedos geralmente ficam rígidos, doloridos e inchados e, embora a medicação possa ajudar com a dor, o inchaço pode permanecer”, explica.

Internet reage

As redes sociais naturalmente não deixaram o detalhe passar em branco e muitas teorias e memes foram gerados. Boa parte das publicações levantaram a hipótese de abuso de álcool, sugeriram aumento de ingestão de água ou fizeram piadas com a possível duração do novo reinado. Confira:

 


Veja mais vídeos de Istoé Gente