Brasileiros do Ano 2019

“Dedico esse prêmio aos jovens negros e jovens negras do Brasil”, afirma José Vicente

Crédito: Marco Ankosqui

O advogado José Vicente foi um das premiados do evento Brasileiros do Ano, na categoria Igualdade Racial, organizado pela Editora Três na noite desta segunda-feira (2) em São Paulo. Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares e presidente da Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sociocultural, Afrobras, José é um ativista da igualdade racial.

“É uma honra poder estar aqui hoje. É uma premiação que guardarei com muito carinho ao poder compartilhar esse momento com todos os meus amigos. Quero também compartilhar o prêmio a cada um dos jovens negros e jovens negras do nosso País. Nós tínhamos um sonho e uma inquietação. Não nos conformamos de estar num País em que os negros representam 56% do povo local não pudessem ter 3% dos jovens negros em universidades no nosso tempo. Então nossa geração sabia que poderíamos construir um caminho melhor por aqui. Não entendíamos como nos EUA tinham diversas universidades públicas e aqui mal tínhamos negros no ensino superior. Então fizemos alguns movimentos importantes e estamos felizes que conseguir trazer parceiros que melhoraram e muito essa estatística no Brasil”, afirmou José Vicente.

De origem humilde, José começou sua carreira como vendedor de biscoito e  após entrar na tradicional Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1996, passou a se aproximar dos movimentos negros e a discutir a inclusão deles nos espaços educacionais.

Tópicos

José Vicente