SÃO PAULO, 03 DEZ (ANSA) – Um decreto do presidente Jair Bolsonaro publicado nesta terça-feira (3) no Diário Oficial da União abre caminho para a privatização dos parques nacionais dos Lençóis Maranhenses (MA), de Jericoacoara (CE) e do Iguaçu (PR).   

Os três locais estão entre os principais pontos turísticos do Brasil e serão incluídos no Programa Nacional de Desestatização (PND), para “fins de concessão da prestação dos serviços públicos de apoio à visitação”. “O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social [BNDES] poderá ser contratado para elaborar os estudos necessários às concessões […] e para apoiar as atividades de supervisão dos serviços técnicos e de revisão de produtos contratados”, diz o texto.   

O governo já havia anunciado sua intenção de privatizar os Lençóis Maranhenses, Jericoacoara e o parque nacional das Cataratas do Iguaçu no fim de agosto.   

Na ocasião, foi divulgado um plano para vender nove estatais, incluindo a Telebras e os Correios, além de conceder creches e presídios à iniciativa privada. (ANSA)