Em sua primeira prova após passar por uma cirurgia de retirada parcial do menisco, realizada em fevereiro, Alison dos Santos mostrou mais uma vez que é a grande esperança do atletismo brasileiro. Neste domingo, ele conquistou a medalha de bronze nos 400m na etapa de Silésia da Diamond League.

O brasileiro correu os 400m para 44s73, abaixo do índice olímpico de 45s. Com isso, garantiu vaga para Paris-2024. Esta não é a principal prova de Piu, que costuma priorizar os 400m com barreiras, na qual é o atual campeão mundial. Piu retornou às competições neste domingo após 10 meses fora das disputas.

O primeiro lugar ficou com o sul-africano Wayde van Niekerk, que completou a prova em 44s08. O segundo colocado foi Bayapo Ndori, de Botsuana, com a marca de 44s61.

Alison voltará a correr os 400m com barreiras na etapa de Mônaco da Diamond League, que ocorrerá em 21 de julho. Ele enfrentará nomes como o do norueguês Karsten Warholm, recordista mundial, e o estadunidense Rai Benjamin.

Piu usará a prova para se preparar para o seu principal objetivo no ano, o Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, que será realizado de 19 a 27 de agosto.

Já Thiago Braz fez a sua melhor marca na temporada no salto com vara. Ele ficou na sexta colocação com a marca de 5,71m. O sueco Armand Duplantis venceu a prova ao saltar 6,01m. Ele repetiu a posição conquistada nos Estados Unidos há duas semanas. No entanto, ficou abaixo do índice olímpico, que é 5,82m.