O Carnaval 2026 ainda está longe de acontecer, mas não para as beldades que vão desfilar nas passarelas do samba, que agora têm pouco tempo para se preparar a ponto de encarar a avenida. No Rio de Janeiro e em São Paulo, as agremiações que disputam o título de campeã já elegeram as divas que vão representar as escolas no quesito beleza e samba no pé.
Além das rainha e musas que já abraçam sua comunidade de coração há muitas folias de momo, novatas vão estrear na avenida no próximo carnaval. Confira as famosas que vão abrilhantar o carnaval das escolas de samba do Rio e de São Paulo em 2026.
Viviane Araújo – Salgueiro/RJ e Mancha Verde/SP
Ver essa foto no Instagram
E para começar a lista, ninguém melhor do que a Rainha de Bateria mais longeva do Grupo Especial carioca. Viviane Araújo defende a escola de samba Acadêmicos do Salgueiro desde 2008 e segue firme e forte no posto para mais uma disputa de título. Vai completar 19 desfiles na agremiação.
Esposa, mãe e atriz, Vivi encontra tempo para ser diva do carnaval representando não uma, mas duas escolas de samba. Ela também é Rainha de Bateria do Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Mancha Verde, no carnaval paulistano, ocupa o posto desde 2005. A majestade se reflete na atitude de Vivi, que renovou o compromisso com a escola após o rebaixamento, em 2025, para o Grupo de Acesso no Carnaval 2026.
Sabrina Sato – Vila Isabel/RJ e Gaviões da Fiel/SP
Ver essa foto no Instagram
Quem também surpreende por não perder o fôlego ao se dividir entre a Marquês de Sapucaí e o Sambódromo do Anhembi é Sabrina Sato. A apresentadora está à frente dos ritmistas da Vila Isabel desde o Carnaval 2011 e vai representar a escola do bairro de Noel Rosa em 2026. Já na avenida do samba paulistano, ela defende a Gaviões da Fiel há muitos anos. Assumiu o posto de Rainha de Bateria em 2019, mas desfilava pela escola desde 2004 como musa.
Juju Salimeni – Barroca Zona Sul/SP e Mancha Verde/SP
Ver essa foto no Instagram
A modelo Juju Salimeni também vai estar presente em duas escolas de samba no próximo carnaval, mas sem precisar recorrer à ponte aérea. Ela é Rainha de Bateria da Barroca Zona desde o Carnaval 2024 e também vai desfilar na Mancha Verde, escola que tem Viviane Araújo como Rainha de Bateria. Juju volta a ser musa da agremiação, posto que ocupou por quatro carnavais consecutivos: de 2012 e 2015.
Lexa – Dragões da Real/SP
Ver essa foto no Instagram
Lexa foi surpreendida com a notícia de seu desligamento da Unidos da Tijuca, escola da zona norte do Rio onde ela ocupava o posto de Rainha de Bateria desde o Carnaval 2020. No último ano de reinado, devido a problemas de saúde e por conta da perda da filha, que faleceu três dias após o nascimento, ela não entrou na avenida.
Mas, a funkeira não vai deixar de entrar na avenida no próximo carnaval. Ela foi anunciada madrinha de bateria da Dragões da Real e vai defender a escola paulistana em 2026.
Mileide Mihaile – Unidos da Tijuca
Ver essa foto no Instagram
O trono deixado por Lexa na Unidos da Tijuca não ficou vago por muito tempo. A influenciadora Mileide Mihaile foi coroada Rainha de Bateria e vai representar a escola pela primeira vez em 2026.
IZA – Imperatriz Leopoldinense/RJ
Ver essa foto no Instagram
A cantora IZA retomou o posto de Rainha de Bateria da Imperatriz Leopoldinense e vai desfilar novamente pela escola carioca que ela defendeu por três carnavais: de 2020 a 2022
Juliana Paes – Viradouro/RJ
Ver essa foto no Instagram
A atriz Juliana Paes é outra veterana que retorna à passarela do samba carioca. Ela foi novamente coroada Rainha de Bateria da Viradouro 17 anos após deixar a escola de Niterói, na Região Metropolitana, e vai desfilar em 2026.
Giovanna Lancellotti – Beija-Flor/RJ
Ver essa foto no Instagram
Não é nenhuma novidade que a atriz Giovanna Lancellotti atravessa a Marquês de Sapucaí durante a apresentação da Beija-Flor de Nilópolis, escola da Região Metropolitana do Rio. Mas, na próxima folia de momo ela vai desfilar oficialmente como musa da agremiação, após o desligamento de Brunna Gonçalves. A dançarina ocupou o posto por dois anos, tendo desfilado em 2025 com o barrigão à espera de sua primeira filha, Zuri, fruto de seu casamento com a cantora Ludmilla.
Brunna Gonçalves – Grande Rio/RJ
Ver essa foto no Instagram
E por falar em Brunna Gonçalves, a dançarina já garantiu destaque no Carnaval 2026. Após ser desligada da Beija-flor, ela vai desfilar pela primeira vez, também como musa, pela Grande Rio, escola de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio, cidade onde sua esposa, Ludmilla, nasceu.
Virginia Fonseca – Grande Rio/RJ
Ver essa foto no Instagram
E é justamente da Grande Rio, nova escola de samba de Brunna Gonçalves, de onde partiu a maior surpresa para o Carnaval 2026. Virginia Fonseca foi coroada Rainha de Bateria, posto deixado por Paolla Oliveira, que defendeu a agremiação por sete carnavais. A influenciadora vai fazer a sua estreia na passarela do samba na próxima folia de momo.
Paolla Oliveira – Grande Rio/RJ
Ver essa foto no Instagram
Quem é rainha nunca perde a majestade e Paolla Oliveira é a prova. A atriz deixou o posto à frente dos ritmistas da Grande Rio, mas segue reinando. Ela foi coroada rainha de honra da escola e estará na avenida do samba em 2026.
Marvvila – Protela/RJ e Camisa 10/SP
Ver essa foto no Instagram
Estreante na avenida do samba, a cantora Marvvila aceitou desafio duplo: ela é musa da Portela, escola da zona norte do Rio, e da Camisa 10 no carnaval paulistano.
Gkay – Salgueiro/RJ e Camisa 10/SP
Ver essa foto no Instagram
Outra estreante que aceitou encarar a ponte aérea para desfilar foi Gkay. A influenciadora é musa do Salgueiro, no Rio, e da Camisa 10, no carnaval de São Paulo.
Bruna Griphao – Salgueiro/RJ
Ver essa foto no Instagram
Estreante, mas nem tanto, Bruna Griphao será musa do Carnaval pela primeira vez, desfilando pelo Salgueiro. Porém, a atriz já cruzou a Marquês de Sapucaí no carnaval antes. Quando mais jovem, ela esteve em um carro alegórico da Mocidade Independente de Padre Miguel.
Cintia Dicker – Salgueiro/RJ
A modelo Cintia Dicker é outra novidade que o Salgueiro leva para a avenida. A esposa do surfista Pedro Scooby foi anunciada como musa e vai desfilar pela primeira vez.
Ver essa foto no Instagram
MC Rebecca – Salgueiro/RJ
Ao mesmo tempo em que inova, o Salgueiro faz questão de manter a tradição. A exemplo de Vivi Araújo – que vai fazer seu 19º desfile em 2026, como Rainha de Bateria – MC Rebecca já se tornou símbolo da agremiação. A cantora é musa da escola há mais de 16 anos, tendo realizado sua primeira participação ainda criança, com 10 anos.
Ver essa foto no Instagram
Carol Nakamura – Salgueiro/RJ
Ver essa foto no Instagram
A atriz e apresentadora Carol Nakamura é outra beldade que vai representar o Salgueiro como muda. Ela já desfilou no carnaval carioca em outras escolas, como Beija-Flor, participando da comissão de frente, e posteriormente como musa da Grande Rio.
Gabi Martins – Vila Isabel/RJ
Ver essa foto no Instagram
A cantora e ex-BBB mantém o posto de musa do carnaval e vai entrar na avenida com a da Vila Isabel pelo 5º carnaval seguido.
Ray Figliuzzi – Vila Isabel/RJ
Ver essa foto no Instagram
A influenciadora Ray Figliuzzi, namorada do cantor Belo, é outra estreante no carnaval. Ela foi confirmada musa da Vila Isabel e fará seu primeiro desfile em 2026.
Luiza Caldi – Vila Isabel/RJ
Ver essa foto no Instagram
Luiza Caldi fez sua estreia na avenida no carnaval 2025 e já garantiu o desfile de 2026. A influenciadora é ex-namorada de Nicolas Prattes e musa da Vila Isabel, mesma escola de samba em que a apresentadora Sabrina Sato, mulher do artista, é Rainha de Bateria.
Mariana Goldfarb – Grande Rio/RJ
Ver essa foto no Instagram
A modelo Mariana Goldfarb segue como musa da Grande Rio e vai desfilar pela agremiação pela terceira vez em 2026.
Adriana Bombom – Grande Rio/RJ
Ver essa foto no Instagram
Adriana Bombom tem uma longa relação com o Carnaval, tendo desfilado como musa e atuado em outros cargos desde a década de 1990. Ela voltou a ser musa da Grande Rio em 2020, após oito anos longe da passarela do samba, e mantém o posto na escola desde então. Ela também já foi musa do Salgueiro.
Lore Improta – Viradouro/RJ
Ver essa foto no Instagram
A dançarina e esposa do cantor Léo Santana, Lore Improta segue firme como musa da Viradouro. Em 2026, ela vai fazer seu 8º desfile pela escola de Niterói, cidade da Região Metropolitana do Rio,
Lorena Maria – Unidos de Padre Miguel/RJ
Ver essa foto no Instagram
Fechando o pacote de estreantes no carnaval, Lorena Maria foi confirmada como musa da Unidos de Padre Miguel, escola de samba da zona norte do Rio que vai desfilar na Série Ouro em 2026, disputando uma vaga para desfilar no Grupo Especial no ano seguinte.
Isabelle Nogueira e Alane Dias – Grande Rio/RJ
As colegas de confinamento do “BBB24” Isabelle Nogueira e Alane Dias estrearam no carnaval do Rio no ano seguinte à participação no reality show global, desfilando pela Grande Rio. Já a permanência de ambas é uma incógnita. Nem as famosas, nem a escola de Caxias anunciou saída ou confirmou participação de uma nem de outra no próximo carnaval.