De tornozeleira, Bolsonaro deve ir à primeira manifestação após medidas do STF

Bolsonaro anda de moto na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, durante comemorações do 7 de Setembro
Foto: Ivan PACHECO / AFP

O ex-presidente de Jair Bolsonaro (PL) deve participar nesta terça-feira, 29, de uma motociata convocada por apoiadores em Brasília. A presença no evento foi confirmada por ele mesmo a jornalistas na saída de um evento do PL, mas informou que não subirá na motocicleta.

+ Eduardo Bolsonaro sobre senadores nos EUA: ‘Trabalho para que não encontrem diálogo’

+ Bolsonaro pode ou não dar entrevistas? Entenda a decisão de Moraes

“Sobre a motociata? Vou participar do evento, eu vou. Sou motociclista, mas não devo participar da motociata, não”, afirmou.

A presença de Bolsonaro já havia sido confirmada pelo PL nas redes sociais, e pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que afirmou que esta será provavelmente “a maior motociata da história do Brasil”.

É a primeira vez que o ex-presidente participa de uma manifestação após a imposição de medidas cautelares pelo STF (Supremo Tribunal Federal), como o uso de tornozeleira eletrônica e proibição do uso de redes sociais.

A manifestação está marcada para as 15 horas na Granja do Torto, onde ocorre o evento Capital Moto Week. Segundo a organização do evento, a motociata é um ato independente e não faz parte da programação oficial da Capital Moto Week.

As motociatas tornaram-se uma assinatura icônica do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele marcou presença em diversas manifestações sobre duas rodas, especialmente durante a campanha eleitoral de 2022.