Amor, raiva, nojo, surpresa… Um filme pode despertar uma infinidade de sentimentos, mas poucos tocam tão fundo quanto a tristeza. Quem nunca chegou a chorar copiosamente com a morte de um personagem querido ou com a história de um passado trágico?
Muitos filmes já emocionaram o público, mas será possível eleger a cena mais comovente da história do cinema?
Bom, uma pesquisa realizada pela Samsung, com cerca de 2 mil pessoas, conseguiu escolher os 10 momentos mais dramáticos das telonas.
+ Luciano Huck mostra férias em família na Indonésia, e filha caçula chama atenção
+ Fernanda Torres será jurada no Festival de Veneza de 2025
E, embora algumas escolhas não surpreendam — como a morte de Jack (Leonardo Di Caprio) em “Titanic” (1998) —, alguns filmes, como animações, podem despertar curiosidade.
Confira as 10 cenas do cinema que mais fizeram chorar
10 – “Up: Altas Aventuras” (2009) – Montagem da vida de Carl e Ellie juntos
Em uma das montagens mais emocionantes da Pixar, a cena mostra momentos da vida de Carl e Ellie, desde a infância e o casamento até a morte da personagem, antes que o casal pudesse realizar a tão sonhada viagem para as Cataratas do Paraíso.
9 – “Simplesmente Amor” (2003) – Karen (Emma Thompson) descobre traição do marido, Harry (Alan Rickman)
Em um doloroso momento, vemos a personagem de Karen descobrir que seu marido, Harry, está tendo um caso, após ela perceber que o colar que encontrou nas coisas do marido não era para ela, e sim para outra mulher.
8 – “ET: O Extraterrestre” (1982) – A partida do alienígena e o momento “estarei bem aqui”
A cena acontece nos momentos finais do filme, quando o pequeno E.T. se despede de Elliott, a criança que se tornou seu melhor amigo na Terra. Antes de entrar na nave, o alienígena toca o dedo do menino, em um gesto que se tornou um dos ícones da cultura pop, e diz a icônica frase: “Estarei bem aqui”.
7 – “Marley & Eu” (2008) – Despedida ao cachorro da família
A cena mostra a família reunida ao lado do cão Marley, que fez parte de suas vidas por muitos anos e que está morrendo.
6 – “Toy Story 3″ (2010) – Andy se despedindo dos brinquedos
Prestes a partir para a faculdade, Andy decide doar seus brinquedos, incluindo seus amados Woody e Buzz Lightyear, para uma criança. Mas, antes de ir embora, o jovem aproveita para brincar mais uma vez com eles, em uma das cenas mais nostálgicas e emocionantes das animações.
5 – “A Lista de Schildler” (1993) – O discurso de Schindler (Liam Neeson)
Na sequência, vemos Oskar Schindler expressando sua emoção e indignação em não ter sido capaz de salvar mais vidas durante o Holocausto, na Segunda Guerra Mundial.
4 – “Forrest Gump: O Contador de Histórias” (1994) – Forrest (Tom Hanks) no Túmulo de Jenny (Robin Wright)
Na emocionante cena, Forrest Gump visita o túmulo do seu grande amor, Jenny. Sozinho, ele conversa com ela como se ela ainda estivesse ao seu lado.
3 – “À Espera de Um Milagre” (1999) – A execução de John Coffey
Inocente, John Coffey enfrenta sua condenação à cadeira elétrica com dignidade e calma, apesar da injustiça. A tristeza do momento é refletida nos presentes, inclusive nos policiais, que choram ao ver o homem morrer sem ter provado sua inocência.
2 – “O Rei Leão” (1994) – A morte do Mufasa
Outra cena clássica das animações, o momento mostra Mufasa, o grande rei leão, morrer ao salvar seu filho, Simba, de um desastre.
1. “Titanic” (1997) – Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) após o naufrágio
Em uma das cenas mais polêmicas e icônicas de “Titanic” — a quarta maior bilheteria de todos os tempos —, Jack e Rose lutam para sobreviver nas águas geladas do Atlântico.