De olho no 2º turno, Bolsonaro pede para eleitor não anular voto nem se abster no domingo

De olho no 2º turno, Bolsonaro pede para eleitor não anular voto nem se abster no domingo

(Reuters) – Pressionado diante da possibilidade de perder no primeiro turno, o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) fez um apelo nesta terça-feira para que o eleitor “vote em alguém” no domingo, sem anular o voto ou se abster.

“Eu acho que o primeiro turno existe para você votar naquela pessoa que você acha que deve votar. No segundo turno você tem que ter uma opção e sempre tem, o melhor ou menos pior”, disse Bolsonaro em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais.

“E eu peço a vocês, não anule seu voto, não se abstenha, não vote em branco, vote em alguém”, acrescentou.

Pesquisa Ipec divulgada na noite de segunda-feira mostrou o ex-presidente e candidato ao Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com chance de liquidar a eleição já no próximo domingo, com 52% dos votos válidos contra 34% de Bolsonaro. Para vencer a disputa no primeiro turno o candidato precisa ter 50% mais 1 dos votos válidos, quando são descartados os brancos e nulos.

Uma fonte da campanha de Bolsonaro admitiu à Reuters que o resultado do Ipec indica que há um risco de a eleição ser encerrada já no primeiro turno. A fonte ponderou, no entanto, que a definição vai depender da eventual abstenção dos eleitores de Lula e que haveria uma descalibragem das pesquisas.

(Reportagem de Ricardo Brito, em Brasília)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI8Q125-BASEIMAGE